O Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas exibirá sábado, dia 16 de setembro, às 19h30, o filme A Jornada dos Príncipes, com a presença do diretor, Malcolm Forest. A entrada é gratuita. Após a exibição haverá um espaço de perguntas e respostas e roda de conversas sobre a música, a História, o período monárquico e a Independência do Brasil.
O filme, que teve sua estreia nacional pela rede de televisão da TV Cultura, no dia 7 de setembro último, com 100% de aprovação da audiência, relata a trajetória heróica de D. Pedro I e Dona Maria Leopoldina nas semanas que antecederam à proclamação da Independência do Brasil.
“A música unia o casal, pois ambos eram excelentes musicistas, sendo D. Pedro também é um ótimo compositor. Eles passavam tardes e noites muito agradáveis, felizes, era um romance musical. Tentamos passar isso para o público, mostrando outro lado da Independência…”, afirma o diretor, Malcolm Forest, que também é compositor de parte da trilha sonora.
O filme faz parte de um projeto mais amplo que envolve música e exposições. Malcolm Forest é compositor, cineasta, autor, historiador e ambientalista. Produziu o premiado filme “Frei Galvão, o Arquiteto da Luz” (https://youtu.be/QRFt6HIcHp0) para o qual compôs e produziu a trilha sonora.
Realizou o filme “A Jornada dos Príncipes” (https://youtu.be/DOOm1g5mNyM) subsidiado por emenda parlamentar federal. Ambos foram contratados e exibidos em rede nacional pela TV Cultura com excelente resultado de audiência em todo o Brasil.
Malcolm Forest é também historiador e vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. É autor de livros, destacando-se sua contribuição de um capítulo sobre a música de D. Pedro, para o livro “D. Pedro I, entre o Voluntarismo e o Constitucionalismo”, obra comemorativa dos 200 anos da Independência do Brasil, “Aspectos de uma controvertida personalidade”, de José Theodoro Menck, lançado pela Câmara dos Deputados no dia 8 de setembro de 2022.
Prêmios e indicação ao Nobel
Pelo conjunto de sua obra recebeu prêmios como o Colar Guilherme de Almeida, a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo que lhe foram outorgados pela Câmara Municipal de São Paulo.
Foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2018 pelo seu trabalho voluntário de mais de 30 anos, em defesa das florestas brasileiras e do cinturão verde da cidade de São Paulo que se tornou, por sua ação, uma Reserva da Biosfera tombada, com status de Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Serviço
“A Jornada dos Príncipes”
Dia: 16/9 (sábado)
Hora: 19h30
Local: MIS – Rua Regente Feijó, 859 – Centro, Campinas.
Mais informações: sucessomdk@gmail.com
Trailer:
Acesse aqui as imagens desta matéria em alta resolução