24.9 C
Campinas
sábado, setembro 21, 2024

Fotógrafo cubano expõe imagens de campineiros no Museu da Cidade

Data:

Retratos ficarão expostos nas janelas do local e encerram Festival Hercule Florence
Retratos ficarão expostos nas janelas do local e encerram Festival Hercule Florence

Cliques de pessoas comuns feitos pelo fotógrafo cubano Mário Diaz, o principal convidado da 9ª edição do Festival Hercule Florence, invadem as janelas do Museu da Cidade a partir do próximo dia 15.

Batizada de Ilustre Desconhecido, a exposição mostra campineiros de passagem pelas ruas da cidade no último mês, quando Diaz as perpetuou pelas lentes de sua Leica M8, uma câmera cultuada pelos profissionais da fotografia.

“Pedi autorização e fotografei pessoas idosas, brancas, negras e asiáticas, mostrando bem essa mistura que é o Brasil”, explica Diaz.

No total, 10 imagens impressas em PVC de 1,30m X 2,30m serão fixadas nas janelas laterais do Museu da Cidade – da Rua Lidgerwood – para que os pedestres possam apreciá-las e assim “se enxergarem” pelos olhos de um dos mais importantes fotógrafos de Cuba na atualidade.

Mário está em Campinas desde o início do mês de outubro e acompanhou todo o festival. Deu palestra sobre os 115 anos da fotografia cubana na Estação Cultura e no Sindicato dos Químicos Unificados. Mário é um velho conhecido do Brasil, já esteve diversas vezes no país e possui diversos amigos no país.

Com 65 anos de idade, foi fotógrafo oficial do Departamento de Fotografia do Ministério da Cultura de Cuba, Diretor da Fototeca de Cuba e atualmente viaja o mundo clicando culturas.

O festival

O Festival Hercule Florence tem como matriz a invenção isolada da fotografia no Brasil, em Campinas, feita por Hercule Florence, em 1833. O fato desencadeou na cidade atitudes fotográficas no percurso dos séculos, principalmente, a partir da exposição mundial das descobertas de Hercule Florence, pelo pesquisador brasileiro Boris Kossoy, em 1976. Desta cultura fotográfica, lentamente gerida, nasceram os grupos de fotografia, fotógrafos, pesquisas e exposições que fazem parte, nas ultimas décadas, da vida da cidade e que nos mostram oportunidades de novos caminhos. Além de divulgar a fotografia, o Festival é gerador de exposições e homenagens aos promotores da fotografia.

Serviço

Exposição Ilustre Desconhecido

De 15/11 a 15/1

Nas janelas do Museu da Cidade localizadas na Rua Lidgerwood.

Entrada franca – 24h

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Feira Cultural Afro Mix comemora 20 anos com edição especial na Estação Cultura

Os 20 anos da Feira Cultural Afro Mix serão...

Rabeca Cultural apresenta musical com Gabi Milino e Netto Rockfeller

A Rabeca Cultural apresenta o musical “Poeira Cósmica”, com...

Releitura de clássico de Shakespeare será encenada pelo Grupo Teatral Ômega ‘Sonho de Uma Noite de Verão

O Grupo Teatral Ômega traz para Campinas o espetáculo...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363