Uma frente fria estacionária deve chegar à região a partir desta terça-feira, dia 19 de junho, segundo boletim meteorológico especial divulgado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.
A frente deve chegar ao Estado de São Paulo no fim da tarde do domingo, provocando chuvas e queda de temperatura nas regiões de divisa com o Paraná. Na segunda e na terça, ela se deslocará pelas outras regiões, causando pancadas de chuva que podem ser pontualmente fortes, com potencial para queda de árvores, deslizamentos, rajadas de vento, granizo e trovoadas.
Como na semana passada, a frente fria deverá ficar sobre a região de Campinas pelos próximos dias, causando chuvas de fraca intensidade, porém contínuas, o que pode causar encharcamento do solo e favorecer a ocorrência de deslizamentos, advertiu Sidnei Furtado, diretor da Defesa Civil de Campinas.
O diretor lembrou ainda que a Operação Verão é de caráter permanente desde 20 de abril último, quando o decreto nº 17.566 instituiu o Grupo Especial da Operação Verão do Sistema Municipal de Defesa Civil, formado pela Sanasa e secretarias municipais de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, Saúde, Comunicação, Serviços Públicos, Urbanismo e Habitação.
“O objetivo é que a mobilização contra os problemas das chuvas seja de caráter permanente, para garantir a segurança da população”, disse Sidnei Furtado. Ele reiterou ainda que as chuvas deste mês de junho, apesar de atípicas, podem deixar o solo encharcado e aumentar a probabilidade de deslizamentos quando voltar a época das chuvas.




