12.9 C
Campinas
terça-feira, outubro 21, 2025
spot_img

Governo vai agir já em 1º de janeiro contra atos golpistas, diz Flávio Dino

Data:

 Dino afirmou que é urgente acabar com os acampamentos de bolsonaristas. Ele declarou que espera “providências” nesta semana das Forças Armadas e do atual governo para desmobilizar os manifestantes. Foto Valter Campanato/Agência Brasil

 

 

 

A partir do dia 1º de janeiro, data da posse do presidente da República diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o novo governo já atuará para combater os atos golpistas insuflados por apoiadores do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), para evitar uma “situação de instabilidade” no país, afirmou o futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, o senador eleito Flávio Dino (PSB-MA), em entrevista à emissora de TV, GloboNews.

“Nós vamos, obviamente, antecipar certos atos, porque não pode haver vazio de poder. Então isso não ocorrerá, no sentido de que já nas primeiras horas do dia 1º, vamos tomar providências para que não ocorra essa situação de instabilidade”, disse.

“Isso se refere ao conjunto das instituições que estão sob o comando do Ministério da Justiça e ao restante do governo”, afirmou o futuro ministro.

Dino vem sendo uma voz ativa nas investigações da tentativa frustrada de atentado terrorista bolsonarista em Brasília. O terrorista George Washington Sousa tentou explodir uma bomba na área do Aeroporto Internacional de Brasília, neste sábado (24), e admitiu em depoimento na 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul) a motivação política do crime. Ele, que figurava nos acampamentos golpistas de bolsonaristas na capital federal, também confessou que estava planejando o atentado para o dia da posse de Lula.

Leia mais Preso por colocar bomba diz que comprou armas incentivado por falas de Bolsonaro

Nesse contexto, Dino afirmou que é urgente acabar com os acampamentos de bolsonaristas. Ele declarou que espera “providências” nesta semana das Forças Armadas e do atual governo para desmobilizar os manifestantes.

“Em relação às Forças Armadas, esperamos providências nesta semana. Já houve diminuição deste acampamento [em Brasília]. É hora de pôr fim a isso, é urgente que isso ocorra uma vez que por todas essas razões. É algo incompatível com a Constituição, e isso se refere a todo o território nacional”, disse Dino.

“Imagino que as Forças Armadas vão debater isso, especialmente o Exército. Na próxima semana estaremos no governo e todas as providências serão tomadas, inclusive sobre crimes anteriores”, completou.

O futuro ministro reforçou que esses fatos não podem ser banalizados. “Nunca vimos isso antes. Pessoas querendo impedir posse presidencial de modo violento. Não é um fato engraçado, pitoresco, é um mal que não pode ser banalizado”, disse Dino.

 

Moraes manda prender mais dois bolsonaristas

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a prisão dos bolsonaristas Oswaldo Eustáquio e Bismark Fugazza, ligados ao canal Hipócritas no YouTube. Os dois têm participado e incentivado as manifestações recentes que pedem um golpe militar contra a posse do presidente diplomado  Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Eustáquio chegou a ser preso pela Polícia Federal em 2020, por determinação de uma ordem de Moraes nos autos do inquérito dos atos antidemocráticos ocorridos naquele ano. Já a prisão de Bismark é pelo que tem feito ostensivamente em favor dos atos golpistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

STF determina prisão de três condenados por atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023

Ministro Alexandre de Moraes ordena detenção imediata de foragidos,...

Polícia prende publicitário acusado de feminicídio e esquartejamento em Porto Alegre

Parte do corpo da vítima foi encontrada em mala...

Homem é morto a facadas após discussão em Cosmópolis

Crime teria sido motivado por suspeita de traição; autor...

PF deflagra Operação Cassandra e prende grupo internacional de exploração sexual de mulheres

Operação atua em seis estados do Brasil e na...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade