Diferentes linguagens se misturam enquanto a dança percorre a arquitetura construída. Essa é a ideia inicial do inovador espetáculo BANDO dança | vídeo | fotografia, que o grupo Vão, formado por dançarinos da Unicamp, apresenta a partir do dia 22 de agosto em breve temporada em Campinas.
Contemplado pelo FICC 2010/2011, Vão construiu o espetáculo a partir de intervenções urbanas e agregou outras mídias no decorrer do processo. Agora, num segundo passo, mistura linguagens e investiga a dança contemporânea a partir da relação corpo e imagem numa proposta de espaço de exposição com fotografias, vídeos, movimentos, dança, palavra, ação e, principalmente, corpos.
O resultado é muito contemporâneo pelo alto número de informações. “Começamos o projeto com intervenções urbanas individuais proposta por cada integrante e realizada pelo grupo. Atualmente, o resultado tem um pouco da ideia de cada um, no qual cada um age individualmente e se une para trabalhar junto e criar em BANDO. Isso inclui toda a equipe, inclusive com o pessoal da foto, vídeo e trilha sonora”, explica Isis Andreata, uma das integrantes.
O espetáculo estreia para imprensa e convidados no dia 22, às 20h, no Museu da Imagem e do Som (MIS) e segue em apresentações nos mesmos horário e local nos dias 23, 24 e 25, sendo que neste último dia tem sessão extra às 18h. Nos dias 30 e 31, será apresentado no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC), às 20h. Encerra temporada na Casa do Lago, na Unicamp, às 19h.
Formado por Carolina Minozzi, Isis Andreatta, Julia Monteiro, Juliana Melhado e Patrícia Árabe, o grupo se adapta a diferentes locais. “O espetáculo BANDO é desenvolvido para se adaptar a diversos tipos de espaços. Apesar de o espetáculo ser o mesmo, a experiência de bailarinos e espectadores muda de acordo com o local em que é apresentado”, explica Isis.
O grupo conta ainda com a concepção audiovisual de Fernando Catto e Luíza Folegatti; trilha sonora de Rafael Montorfano (que atualmente faz as trilhas dos espetáculos de Zé Celso) e fotografia de João Priolli.
GRUPO VÃO
O Grupo Vão teve sua origem em 2009 durante a montagem do trabalho coreográfico “Vão de Passagem”, orientado por Holly Cavrell e Renato Ferracini, em um prédio abandonado de Barçao Geraldo. Desde então, o grupo segue realizando sua pesquisa baseada na investigação de estados corporais, na relação entre corpo e espaços não convencionais e na aproximação artista e público na cena. Em todas as suas criações conta com a colaboração de artistas, traçando um diálogo entre a dança e outras áreas das artes. Em 2010, o grupo foi contemplado pelo edital Novos Coreógrafos, Novas Criações: Site Specific do Centro Cultural São Paulo, no qual estreou o espetáculo Instantâneo apenas não, uma criação coletiva que combina dança e instalação audiovisual livremente inspirada pela obra sistema-cinema do artista plástico Ricardo Basbaum.
Datas e locais
BANDO dança | vídeo | fotografia
No MIS: dia 22 de agosto, às 20h, para imprensa e convidados
Dias 23 e 24 de agosto, às 20h; 25 de agosto, às 18h e 20
No MACC: Dias 30 e 31 de agosto, às 20
Casa do Lago, dia 6 de setembro, às 20h
Quanto: entrada franca
Classificação: 18 anos