O Hospital do Coração de Campinas inaugurou nesta segunda-feira, dia 9 de setembro, uma ala com 13 novos leitos, cujas dependências fazem parte do Complexo Hospitalar da Irmandade de Misericórdia de Campinas. O novo espaço foi denominado “Vereador Biléo Soares” em homenagem ao edil que sempre colaborou com a entidade e lutou pelas causas dos hospitais na cidade.
A ligação de Biléo Soares com a entidade é histórica. Sua trisavó, Maria Felicíssima de Abreu Soares, doou as terras, no século 19, para o Padre Vieira, que foi quem idealizou todo o projeto da Santa Casa de Misericórdia.
O Hospital do Coração tem se despontado como um dos poucos no País com capacidade para solucionar 100% de todos os problemas do paciente de cardiologia. Trata-se do único hospital com uma unidade de ultrassom intracoronária e com uma sala híbrida capaz de realizar, ao mesmo tempo, cateterismo e cirurgia cardiológica.
Os 13 novos leitos da irmandade representam um avanço na assistência à cardiologia no município, já que ampliam e qualificam o atendimento. “Em breve, nossa intenção é estender este apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS) para, assim, melhorar o amparo aos pacientes da cidade”, adiantou o diretor técnico do Hospital do Coração, Fábio Rossi.
Parceria
O Complexo Hospitalar da Irmandade inclui a Santa Casa de Misericórdia de Campinas e os hospitais Irmãos Penteado e o do Coração. A nova ala é destinada apenas a pacientes de convênios e particulares. Após a inauguração da nova ala, o hospital passa a ter 26 leitos de UTI para pacientes de cardiologia.
Dados
As doenças do coração se constituem na primeira causa de morte no Brasil. Dados da Secretaria de Saúde mostram que em Campinas as doenças cardiovasculares respondem por cerca de 30% do total de mortes, sendo a maioria causada por infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC). Todos os dias, pelo menos seis pessoas morrem no município de problemas do coração.