A 3ª Mostra de Curta-Metragem Social do Centro Educacional Integrado Santi Capriotti (CEI Campinas) está com as inscrições até 30 de agosto. O formulário e o regulamento estão disponíveis na página do CEI Campinas. A participação é gratuita e aberta a maiores de 18 anos, que tenham no máximo duas produções audiovisuais autorais exibidas em festivais, mostras de cinema, TVs ou plataformas de streaming. Cada participante pode inscrever até dois vídeos.
O evento será realizado nos dias 18 e 19 de outubro, no CEI Campinas. A mostra selecionará curtas-metragens, videoartes, videodanças e videoclipes de realizadores da Região Metropolitana de Campinas, com produções feitas a partir de 2022. Os vídeos devem ter até 25 minutos e definição mínima de 720p.
A mostra, apoiada pela Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas, foca em produções que abordam temáticas raciais, de gênero, sexualidade, deficiência e outros marcadores sociopolíticos. Segundo o coordenador Leonardo Duart Bastos, o evento visa dar visibilidade a artistas da periferia e promover discussões sociais por meio da arte.
A seleção será realizada por Gilberto Sobrinho, professor do Instituto de Artes da Unicamp, Julyana Troya, produtora artística, e uma terceira avaliadora. Serão escolhidos 20 vídeos, que serão exibidos nos dias 18 e 19 de outubro. Dez projetos receberão premiações de R$ 1.300,00, com cinco premiações por dia. Os critérios de julgamento incluem impacto cultural e social, comunicação, originalidade e criatividade.
A programação e os filmes selecionados serão divulgados no site do CEI Campinas e nas mídias sociais do evento. A mostra também enfatiza a acessibilidade, valorando a participação de grupos sociais minoritários tanto na produção quanto na exibição dos trabalhos.
Serviço:
Inscrições: até 30 de agosto
Link: Inscrições Mostra Curta Social – 3ª Edição (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf1T1NWV-Eo55De9oj5yN_7g_DcbRMWWxUvdGRUXl8VXwrTQA/viewform)