Campinas abriga a partir deste mês mais um espaço cultural, o teatro do Instituto Hilda Hilst (IHH), foi inaugurado emontem (21) num evento fechado, dia do aniversário de Hilda Hilst. Para o público em geral, abre as portas no fim de semana seguinte. Trata-se de um teatro de arena montado no pátio interno da Casa do Sol, residência que abrigou a produção literária de Hilda desde os anos 60 e hoje é sede do Instituto Hilda Hilst e local tombado pelo patrimônio histórico. Segundo Daniel Fuentes, presidente do IHH, “será um espaço alternativo, que ajudará a suprir parte da demanda da classe artística na cidade e entorno. O teatro vai aumentar ainda mais o número de assentos de teatros na cidade, que dobrou no último ano”, afirma.
A estreia será com o espetáculo Jozú, o Encantador de Ratos, projeto da atriz Carla Tausz e José Luiz Mora Fuentes [amigo da escritora e fundador do instituto]. A montagem, considerada uma das melhores de um texto da Hilda, ganhou prêmios, viajou pelo Brasil e nunca foi apresentada em Campinas. A vinda do espetáculo do Rio de Janeiro só está sendo possível graças ao apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas. No total serão dez apresentações, sendo três fechadas e sete abertas ao público.
O projeto foi concretizado por intermédio de uma campanha de arrecadação de fundos pelo sistema de crowdfunding (doações via internet) com duração de três meses; mas em dois o valor já havia sido arrecadado, inclusive com doações internacionais. “40% do total arrecadado veio de Portugal, Itália e Estados Unidos”, informa Fuentes. Todos os colaboradores da campanha já estão recebendo a contrapartida pelas doações. O teatro, com capacidade para cem pessoas, tem como palco principal o pátio da casa. Toda a estrutura de assentos é móvel e pode ser deslocada para outros pontos da casa ou do jardim, se o grupo assim o desejar. As únicas estruturas fixas são as barras de aço que sustentam os refletores.
A programação será focada em montagens teatrais, tanto inspiradas na obra de Hilda Hilst, como também peças de autores contemporâneos, além de recitais de música e poesia. A próxima peça a ser apresentada no espaço, ainda sem data definida, será ‘A Obscena Senhora D’, texto de Hilda Hilst, e montagem do grupo paulistano Circo do Silêncio. Fuentes também está em contato com os grupos campineiros Boa Companhia e Matula, que têm montagens baseadas na obra da Hilda — ‘Agda’ e ‘Passagens’ — para apresentações no teatro do instituto. A ideia é que o espaço promova a partir de 2013 uma série de eventos e atividades voltadas a ampliar a divulgação da obra de Hilda Hilst dentro e fora do país. O teatro também tem como objetivo gerar recursos para a manutenção da Casa do Sol, além de abrir o local para a população.
O espetáculo:
Na peça, Jozú, figura dramática e ingênua, ganha a vida treinando seu rato de estimação, que é também seu melhor amigo, e visitando com frequência o interior de um poço seco, onde recebe algumas revelações, nem sempre compreendidas. Totalmente diferenciado e inadaptado, ele é incompreendido pelas pessoas com as quais convive. A peça trata da solidão humana, mas é também uma discussão sobre o direito à diferença e à individualização. Montado e dirigido como um monólogo a múltiplos personagens, todos assumidos pela atriz Carla Tausz, que acolhe a obra de Hilda Hilst como uma segunda pele, “Jozú, o encantador de ratos” é uma fascinante experiência teatral. O público assiste de perto aos inúmeros conflitos sensoriais e afetivos de Jozú ao longo de sua narração. O espetáculo já foi apresentado no Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Minas Gerais, onde recebeu os prêmios de Melhor Atriz e Melhor Iluminação, além de indicações para Melhor Espetáculo e Melhor Adaptação no Festival de Teatro de Juiz de Fora.
Ficha Técnica:
Texto: Hilda Hilst (conto “O Grande Pequeno Jozú” do livro “Rútilos”, 1993)
Direção: Alexandre David
Elenco: Carla Tausz
Iluminação: Paulo César Medeiros
Figurino, adereço : Eloy Machado e Thomas Kauffmann
Cabelo : Edy Melo
Fotografia: Renato Neto
Projeto Gráfico e site: Marcelo Larrosa
Apoio: Instituto Hilda Hilst
Serviço:
Instituto Hilda Hilst
Rua João Caetano Monteiro, S/N, Chácara Casa do Sol, Parque Xangrilá, Campinas, São Paulo. Tel: [19] 3257-1076
Temporada: dias 27 e 28 de abril, dias 4, 5, 11, 12, 18 e 19 de maio. Sábados, 21h; domingos, 20h.
Preço: R$ 40,00 a inteira / R$ 20,00 a meia
Ingressos: Os ingressos serão vendidos por loja virtual. A compra antecipada terá 25% de desconto na inteira. Moradores do bairro Parque Xangrilá e dos bairros próximos pagam meia entrada.