No próximo final de semana, dias 19 e 20 de dezembro, a Praia de Itamambuca volta a ser palco da decisão entre surfistas da maior metrópole do país. O cenário neurótico de São Paulo será trocado pela beleza natural da Mata Atlântica ainda presente em Ubatuba, que desde 1995, detém o título de capital do surf paulista. E o motivo é óbvio. As ondas que quebram no litoral são consideradas umas das melhores do país, onde a prática do surf se vive intensamente.
Sem dúvida, este é o melhor local para abrigar a última etapa do Circuito Tent Beach Local Motion SP Contest 09. Participam do Confronto Final somente os atletas classificados pelas suas seletivas. A primeira região a formar sua equipe foi a Zona Sul nas ondas da Praia de Maresias, em São Sebastião. A Zona Norte foi a segunda e seu time foi composto em Ubatuba, no Canto do Baguary. Indo para o litoral sul, o tradicional Pier de Mongaguá definiu a equipe da Zona Leste. Surfistas do Grande ABC se encontraram na Praia de Pitangueiras, em Guarujá. E por fim, Zona Oeste surfou em Juquehy.
Cada equipe conta com os oito melhores de categoria Open, mais os quatro da Longboard e Master. Paralelamente ao evento foram realizadas as etapas da divisão de acesso que além de consagrar os campeões do SP Trails Open e SP Trails Long, formou um ranking classificatório para o Confronto Final. Foi a chance para aqueles que não conseguiram vaga na seletiva. Foram convocados os oito melhores na Open, mais os quatro na Longboard. As categorias Feminino e Junior completam as baterias da etapa decisiva.
Apesar das disputas serem acirradas dentro d’água, o clima da competição é mais voltado para confraternização. No domingo, antes das finais, será realizada o Tag Team, prova entre equipes. As cinco regiões participam e os times serão formados pelos campeões e vice-campeões Open, mais os campeões Longboard e Master de cada seletiva. “Vai ser uma brincadeira entre os atletas, um momento de descontração. A disputa entre equipe promove muita interatividade e envolve a praia toda”, conta Eduardo Nascimento, diretor de provas do circuito.
Restam poucas vagas e quem ainda não confirmou sua participação, deve se apressar. Caso contrário, os alternates serão convocados. O valor da inscrição é de R$ 70 para todas as categorias. Na Feminino e na Junior, os atletas precisam levar um comprovante de residência em seu nome para ser anexado à ficha de participação. Vale lembrar que o evento é exclusivo para quem mora na Grande São Paulo. Qualquer fraude na inscrição acarretará punição ao atleta, conforme as normas estabelecidas pela Associação de Surf da Grande São Paulo.
Os campeões das cinco categorias serão premiados com uma passagem para o Peru (SP/Peru/SP), colocando o Circuito SP Contest como o maior em premiação entre os campeonatos de surf do Estado de São Paulo. Os melhores rankeados nas categorias Open, Master, Longboard, Feminino e Junior representarão a Grande São Paulo nos Circuitos Paulistas de Surf Amador de 2010.
O Circuito Tent Beach Local Motion SP Contest 09 conta com patrocínio da Tent Beach e da Local Motion. Apoio: BHS, Glasser Future Surfboards, Surf Team, Granolas Cróqui, Própainel, Gardel, Deputado Federal William Woo, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Esporte, Lazer e Turismo. Divulgação: Waves.Terra. Organização: Event Tools Promoções e Eventos Ltda. Realização: Associação de Surf da Grande São Paulo e Federação Paulista de Surf. O Confronto Final tem apoio da Prefeitura de Ubatuba e da Associação Ubatuba de Surf.
Atletas classificados para o Confronto Final:
Zona Sul
Open: Pedro Oliveira, Ricardo Cersosimo, Diego Oliveira, Rafael Costa, Erick Proost, Gustavo Vinicius, Itamar Bastos e Gabriel Bonifácio.
Longboard: Leonardo Paioli, Paulo Giachetti, Maurício Barros e Chico Paioli.
Master: Eduardo Kutica, Itamar Bastos, Taciano Parri e Dodô.
Zona Norte
Open: Eduardo Maia, Danilo Rebello, Victor Lage, Raoni Del Pérsio, Fabrizio Parra, Marcio Aparecido, Felipe Cavalcante e Renato Fukace.
Longboard: Danilo Silva, Michel Asfo, Alexandre Ramires e Carlos Cardilho.
Master: Fábio Amicci, Alexandre Ramires, Tão da Glasser e Marçal Ricardo.
Zona Leste
Open: Jonathan Paiva, Everton Camilo, Marco Tuba, Higor Inaba, Marco Junior, Felipe Freire, Rafael Ormindo e Raul Inaba.
Longboard: Marco Tuba, Artur Marquezi, David Roberto e Jonathan Paiva.
Master: Marco Tuba, Alessandro Ishimoto, Hemerson Sabino e Claudemir Colato.
ABC
Open: Renato Botani, Daniel Jacques, Danilo Nunes, Edgar Belaz, Clóvis Magalhães, Robinson Silva, Ricardo Gimenes e Paulo Pipo.
Longboard: Daniel Jacques, Glebson Siqueira, Victor Banys e Alan Gregory.
Master: Clóvis Magalhães, Paulo Banys, Sandro Reis e Emerson Rivera.
Zona Oeste
Open: Eder Garcia, Pedro Regatieri, Marcelo Melo, Carlos Tizon, Freddy Jacob, Thiago Canhos, Beto Schina e Flavio Boca.
Longboard: Alexandre Miranda, Marcelo Melo, Fabio Bacalhau e Emerson Couton.
Master: Marcelo Melo, Beto Schina, Marcelo Escobar e Flavio Boca.
Classificados pelo SP Trails:
Open: Alexandre Miranda, Roberto Martins, Kadu Piolho, Murilo Bastos, Marcos Paulo Nardine, Fabiano Kobal, Ricardo Saheli e Sérgio Leite.
Long: Marcelo Lima, João Renato, Carlos Diniz e Ricardo Castellari.