O jovem João Vitor Franco se prepara para sua terceira participação como boleiro no Campeonato Internacional de Tênis de Campinas, que está entre os dois maiores ATP Challengers do Brasil. O adolescente, que encontrou sua paixão pelo esporte ainda na infância e é o atual melhor “boleiro” da competição, busca repetir o feito nessa 14ª edição do torneio, que ocorre entre os dias 13 e 20 de outubro, na Sociedade Hípica. Com patrocínio da EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, a disputa deste ano terá premiação recorde de US$ 133 mil e distribuirá 100 pontos ao campeão.
As experiências na função de recolhedor e fornecedor de bolas, incluindo a conquista do troféu de melhor boleiro em 2023, demonstram o comprometimento do adolescente de 15 anos. Mas o novo desafio é visto por ele como oportunidade de crescer profissionalmente e estar próximo de ídolos da modalidade de elite. “A chance de estar tão próximo de grandes profissionais do tênis me motiva a continuar dando o meu melhor e absorver todas as lições e inspirações para que um dia possa jogar em grandes competições”, confessa João Vitor.
Mesmo muito novo, o garoto de Valinhos, no interior paulista, coleciona em sua casa quatro troféus, três de campeão disputando jogos e um de vice-campeão. Mas foi em Campinas, em 2019, que essa jornada vitoriosa começou. “Por meio de uma amiga, conhecemos um projeto no Parque Ecológico Monsenhor José Salim, em Campinas. Desde então, o João Vitor se identificou com a forma como o esporte era ensinado, apreciando não só as técnicas, mas também a disciplina que vinha junto com o aprendizado”, explica Elisangela Olímpio Franco, mãe do atleta.
Tênis para Todos
O projeto social a que a mãe de João Vitor se refere é o “Tênis para Todos”, inaugurado em 2017 e que oferece aulas semanais gratuitas para meninos e meninas, dos 7 aos 16 anos de idade, regularmente matriculados na rede pública de ensino. As atividades começaram a ser realizadas em Hortolândia (SP), onde fica a sede da EMS, e hoje o programa também se estende à vizinha cidade de Campinas (SP). Idealizado por Carlos Sanchez, presidente do Conselho de Administração do Grupo NC, controlador da EMS; e seu professor de tênis Júnior Martins Viana, desperta o gosto pela prática esportiva e oferece, a crianças e jovens de baixa renda, uma alternativa educativa às ruas da periferia.
Júnior conheceu bem essa realidade vivida nas comunidades e, como professor e orientador do projeto, inclusive de João Vitor, explica a importância do esporte para proporcionar uma perspectiva de futuro melhor. “O tênis, assim como outras modalidades esportivas, são instrumentos poderosos de inclusão social, cidadania e promovem valores éticos essenciais e que procuro passar aos alunos para a vida em sociedade”, defende o professor.
O projeto, que hoje atende cerca de 200 alunos, também conta com uma quadra em Hortolândia (SP), construída e doada pela EMS, em 2020, tornando-se a primeira com medidas oficiais de tênis para ser utilizada pelo projeto e também pela população do município.
Para Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS, empresa que – além de patrocinar o ATP Challenger de Campinas desde 2021 e o Rio Open pela quarta vez em 2024 – é mantenedora do “Tênis para Todos”, é gratificante perceber os caminhos que o esporte oferece a tantos jovens com potencial, vontade e talento. “É isso que move a EMS, perceber que seus investimentos promovem inclusão social, modificam as vidas de crianças e suas famílias e contribuem para formar cidadãos responsáveis e conscientes de suas responsabilidades. Nosso histórico de compromisso com a responsabilidade social é perene e contínuo, levando mais acesso e qualidade de vida aos brasileiros”.
Atualmente, João Vitor segue disputando campeonatos regionais, tendo participado de torneios em Valinhos, bem como do LipTenis – Liga do Interior Paulista de Tênis –, além de cravar participação no Interclubes, representando o Country Club Valinhos. “O projeto marcou profundamente a vida dele, pois o ensinou a importância da responsabilidade. Desde então, ele entendeu que, no tênis, assim como na vida, é necessário levar cada desafio a sério, honrar os compromissos e dar o melhor de si, independentemente do resultado”, conclui, orgulhosa, Elisangela Olímpio Franco.
Além de João Vitor, outros garotos do Tênis para Todos participação como boleiros do ATP Campinas e o evento também receberá, como espectadores, alguns alunos do projeto para torcer nas finais do campeonato no próximo sábado e domingo.
Sobre a 14ª edição do ATP Campinas
Além de mais longevo, o torneio representa uma oportunidade de ouro para tenistas de todo o mundo conquistarem lugares importantes no ranking ATP (Associação de Tenistas Profissionais). Mais de 14 países estão representados na lista de jogadores, contando a disputa da chave principal e do qualifying. No topo da relação, dois top 100, além dos brasileiros Felipe Meligeni Alves e Gustavo Heide, confirmados na chave, e outros seis no classificatório: Pedro Sakamoto, Mateus Alves, Karue Sell, Matheus Pucinelli, Daniel Silva e João Lucas Reis.
Promovido pelo Instituto Sports, o torneio terá transmissões no Disney+ e no canal da ESPN.
Serviços
Campeonato Internacional de Tênis 2024 – ATP Challenger de Campinas
Categoria: ATP Challenger 100
Premiação: US$ 133 mil
Data: 13 a 20 de outubro, a partir de 10h
Sede: Sociedade Hípica de Campinas
Endereço: Rua Buriti, s/no (Estrada de Souzas) – Jardim das Palmeiras
Campinas/ SP