A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados (CTD), liderada por seu presidente, Jonas Donizette (PSB-SP) e os vice-presidentes Romário (PSB-RJ) e Valadares Filho (PSB-SE), esteve em Campinas em 21 de novembro para o Fórum Legislativo da Copa do Mundo de 2014. Na cidade, o tema do evento foram os Centros de Treinamento de Seleções das 32 Seleções que vão participar do Mundial de Futebol.
Na sessão solene na Câmara dos Vereadores, Jonas Donizette destacou o potencial de Campinas para abrigar as seleções da Copa do Mundo de 2014: “vemos aqui um esforço conjunto que aponta Campinas como uma forte candidata a se tornar um Centro de Treinamento”, afirmou o parlamentar. Jonas Donizette destacou ainda a importância de a Copa do Mundo deixar um legado ao povo brasileiro, proporcionando inclusão social, por meio das obras de mobilidade e sustentabilidade ao segmento turístico, ampliando o fluxo turístico às cidades que abrigarem as seleções que competem no torneio.
O Fórum Legislativo teve início logo pela manhã, na Câmara de Vereadores de Campinas. Jonas Donizete disse na apresentação do evento que a preparação do Brasil tem evoluído, mas precisa avançar em vários aspectos. “Nós visitamos todas as sedes e notamos que há aspectos negativos e positivos. De um lado, percebemos que há problemas de mobilidade urbana. Por outro, constatamos que em todos esses locais temo o pleno emprego”, avaliou.
Ainda na Câmara, o público que prestigiou a audiência conheceu com mais detalhes os critérios de escolha dos Centros de Treinamento de Seleções. Os municípios precisam oferecer rede hoteleira apropriada e infraestrutura para abrigar as seleções e torcedores no período que antecede a Copa e durante o evento. Serão as seleções que escolherão as cidades a partir da lista de indicações da Fifa.
Os parlamentares seguiram posteriormente ao The Royal Palm Plaza, onde foi realizada uma coletiva de imprensa, na qual a mídia campineira e regional pode tirar dúvidas a respeito da Copa do Mundo e do potencial das cidades do entorno em abrigar seleções para a Copa do Mundo.
Por fim, a comissão esteve no Aeroporto de Viracopos, onde foram informados do andamento das obras de infra-estrutura. Os parlamentares se mostraram confiantes no potencial de Campinas para abrigar seleções da Copa do Mundo em 2014.