Quinze adolescentes entre 16 e 21 anos e que vivem em situação de vulnerabilidade social de Campinas integram a primeira turma do programa de capacitação implantado pela Sapore, a empresa mais inovadora do setor de refeições coletivas do País, por meio da Associação Daniel Mendez. Esta é a segunda unidade do projeto educacional que a Saspore lança no Brasil – a primeira foi a de Porto Alegre, lançada em 2011. O objetivo do programa é preparar o grupo para inserção no mercado de trabalho, tornando-os profissionais do ramo de alimentação.
“Muitas vezes são grandes talentos que necessitam de um apoio para crescer profissionalmente e se destacar dentro do mercado de trabalho. Queremos aproveitar nosso know how para capacitar jovens e ajudar a torná-los grandes profissionais dentro do nosso campo de atuação. A ideia é que todos saiam aptos a seguir carreira e empregados na Sapore, em nossos fornecedores ou clientes assim que terminarem o curso”, afirma Daniel Mendez, presidente da Sapore.
Programa – O programa, com duração de nove meses, segue as diretrizes do Projeto Pescar, lançado em 1976 no Rio Grande do Sul e hoje presente em 11 estados brasileiro e no Distrito Federal. A grade do curso é composta por 60% de aulas teóricas, onde eles aprendem questões como cidadania, desenvolvimento pessoal, caráter, ética, educação ambiental e empreendedorismo. Os outros 40% são compostos por disciplinas mais técnicas como informática, rotinas e atividades dentro de restaurantes, atendimento, turismo – onde aprendem as culturas e hábitos alimentares de todas as regiões do país-, finanças, noções de Recursos Humanos, segurança alimentar, entre outras matérias. Colaboradores da Sapore também participam de forma voluntária dos treinamentos dos participantes.
Além disso, compõe a grade curricular disciplinas como português, matemática e inglês. “Entre janeiro e maio de 2013, a maior parte das aulas será dentro dos restaurantes da Sapore. Neste período será o momento efetivamente dos jovens do grupo botarem a mão na massa”, diz Carlos Gasparetto, diretor de RH da Sapore.
As aulas acontecem de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h, na sede da Sapore, em Campinas. Todos os alunos participantes ganham uma ajuda de custo, uniforme, material didático, vale-transporte e alimentação.
Inscrições – O programa recebeu mais de 60 inscrições de adolescentes de todas as regiões de Campinas. Após o processo seletivo, que contou com etapas como visita à residência para comprovar se a família se encaixava no perfil demandado pelo programa sócio-formativo, verificação da matrícula e presença do adolescente na escola (uma das obrigatoriedades exigidas pelo projeto), teste de conhecimentos gerais e entrevista, quinze foram aprovados e passaram a apostar no projeto como forma de aprender e aproveitar a oportunidade de entrar no mercado de trabalho, ganhar um salário e ajudar no sustento da casa e da família.
“Já estava atrás de uma oportunidade de emprego há algum tempo. Tentei várias vezes em restaurantes e lojas, mas sempre me diziam não pela falta de experiência. Com este curso da Sapore conseguirei adquirir os conhecimentos necessários e me encontrar profissionalmente. Tenho certeza que a partir daí as portas se abrirão”, conta Kaique Zacarias, 17 anos, que pretende seguir carreira em turismo ou marketing.
O mesmo objetivo é compartilhado por Cibelle Donato, de 21 anos. Mãe de uma criança de 5 anos e morando sozinha com o filho, a jovem aposta no programa de capacitação da empresa como ferramenta de qualificação e oportunidade para conseguir um bom emprego. “Parei de trabalhar há um ano para me dedicar apenas aos cursos profissionalizantes. Quero aproveitar esta chance para aprender coisas novas, ter uma formação melhor, adquirir experiência e aproveitar que gosto de lidar com público para crescer nesta área”, conta.




