A Justiça de Conchas, na região de Campinas, no interior de São Paulo, ordenou a suspensão da cobrança em nove pedágios instalados no trecho de concessão da rodovia Marechal Rondon, incluindo a rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101), que liga Campinas, Monte Mor e Rafard (SP). As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
A Justiça decidiu conceder a liminar na última quarta-feira (18) – um dia depois do funcionamento ser autorizado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).
Moradores e empresários de Monte Mor chegaram a protestar contra os pedágios. Segundo eles, com a nova praça instalada no km 29 da SP-101, eles seriam obrigados a pagar a tarifa de R$ 4,10 (na ida e na volta) para circular dentro do próprio município, já que a estrada corta a cidade.
Ainda segundo o jornal, o Ministério Público (MP) afirma que o cálculo do valor do pedágio baseado na quilometragem rodada prejudica os motoristas que não usam todo o trecho.
Terra