A 7ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Campinas realiza na próxima quarta-feira, dia 27 de março, o primeiro leilão do ano, de veículos apreendidos no Pátio Municipal, gerenciado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). A previsão é de que sejam comercializados 626 lotes, sendo 475 motos, 143 carros, um ônibus e sete lotes de peças.
O leilão será realizado a partir das 10h30, na Chácara São Pedro, que fica na Avenida Ricardo Bassoli Cezare, 5.000, no Jardim São José. A visitação dos lotes pode ser feita na terça-feira, dia 26, das 8h às 16h3; e também na quarta, das 8h até as 10h.
As motos estão expostas no Pátio, que fica na Rua Miguel Cascaldi Júnior, 141, no Jardim São João; e, os carros estão na sede da Emdec, na Vila Industrial, com acesso pelo portão da Defesa Civil, que fica na Rua Francisco Teodoro, ao lado do túnel de pedestres sob a linha férrea da Estação Cultura.
Não é necessário realizar cadastro para a visitação dos lotes ou participar do leilão. Do total dos lotes, 47 terão a documentação regularizada, com autorização para circular. São 33 motos e 14 carros. Os outros veículos serão vendidos como sucata, sem autorização para circulação.
Leilões em 2012
No ano passado foram realizados cinco leilões. O último foi no dia 11 de dezembro, quando foram comercializados 598 lotes, sendo 407 motos e 191 carros. No dia 13 de setembro foram comercializados 722 lotes, sendo 575 motos e 147 carros.
No dia 31 de maio foram leiloados 473 lotes, sendo 325 motos, 143 carros e 5 conjuntos de peças. No dia 29 de março, foram leiloados cerca de 500 lotes entre automóveis, motos, bicicletas e peças. E no dia 20 de janeiro foi realizado o primeiro leilão do ano, com a comercialização de 560 lotes, entre caminhões, automóveis, motos, bicicletas e peças.
Pátio Municipal
O Pátio Municipal de Guarda e Recolhimento de Veículos da Emdec funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana, para o recebimento de veículos. Já o atendimento ao público, para a liberação dos veículos apreendidos, é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. O Pátio fica na Rua Miguel Cascaldi Júnior, 141, no Jardim São João. O telefone para contato é o (19) 3772-7148.
O pátio recebe veículos que infringem a legislação de trânsito nas vias de Campinas; veículos que sofreram acidentes; e, também, veículos abandonados por furto ou roubo. O Pátio Municipal possui 1.029 vagas demarcadas, que podem abrigar até 2.300 carros.
Atualmente, estão recolhidos no Pátio Municipal 8.150 veículos. Por causa da superlotação, desse total (8,1 mil veículos), 805 estão recolhidos na sede da Emdec, na Vila Industrial; e outros 704 veículos, incluindo caminhões e ônibus, estão no Departamento de Inspeção Veicular (DIV) da Emdec, no Jardim Satélite Íris 2.
Mais de 95% dos veículos que hoje se encontram no Pátio Municipal são originados de apreensões realizadas pelas polícias Militar e Civil (apreensões estaduais). E os outros 5%, de recolhimentos realizados pela Emdec (apreensões municipais). Por dia, há uma média de 22 veículos levados ao Pátio; contra uma liberação, também diária, de 18 veículos.
O Pátio Municipal é referência no setor por garantir a guarda e retirada dos veículos dentro de padrões de segurança. Os veículos são entregues aos proprietários no mesmo estado em que ele é cadastrado. Para isso, a Emdec realiza, no momento da entrada do veículo no Pátio, uma checagem dos principais itens, que são fotografados para comprovar sua real condição. O procedimento permite que o proprietário confira as condições do veículo na liberação, reduzindo os riscos de prejuízos resultantes de danificações sobre qualquer item.
Veículos a leilão
Os veículos apreendidos no Pátio Municipal, que não são retirados após um período de 90 dias, podem ser levados a leilão público. Os leilões são organizados pela 7ª Ciretran.
Cabe à 7ª Ciretran definir qual veículo será leiloado, cancelar o Renavan do veículo junto ao Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran/SP), contratar o leiloeiro e emitir nota fiscal da aquisição do produto no leilão.
A maior parte dos veículos que vão para leilão é vendida como “sucata”, ou seja, não podem circular porque não possuem documentação, uma vez que o Renavan é cancelado. Nesse caso, todas as peças dos veículos podem ser comercializadas.
Em alguns leilões, como nesse primeiro do ano, 7ª Ciretran regulariza a documentação de alguns veículos, que possuem permissão para circulação.
Endereços
Pátio Municipal – Rua Miguel Cascaldi Júnior, 141, no Jardim São João.
Sede da Emdec – Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, na Vila Industrial. Acesso pelo portão da Defesa Civil, na Rua Francisco Teodoro, ao lado do túnel de pedestres.
DIV – Avenida John Boyd Dunlop, 8.050, no Jardim Satélite Iris II.