Livro proporciona ao leitor um conhecimento sobre vinhos que permitirá que ele os compre e os deguste com muito mais conhecimento e confiança.
Vivemos numa época em que é possível ter nas mãos praticamente qualquer coisa e, quando se trata de comprar vinhos, o leque de produtos disponível nunca foi maior.
Vinho – Como comprar, escolher e degustar, mais recente lançamento da editora Larousse do Brasil, é um guia prático para todos que gostam da bebida, mas entram em pânico quando se vêem diante de muitas garrafas.
O australiano Matt Skinner é um sommelier diferente. Com seu estilo descontraído, o autor que também é skatista e surfista, entrou para o ramo de vinhos por acaso. A paixão pela bebida começou quando era balconista de uma loja especializada em vinhos. O dono o estimulou a estudar, ele ouviu, e logo se mudou para Inglaterra onde acabou sommelier do restaurante Fifteen de Jamie Oliver. Autor do livro Sem Segredos (Larousse) e também do guia anual The Juice, Skinner garante que não precisa saber muito para beber um bom vinho, mas é preciso sair da zona de conforto e abrir a mente para experimentar coisas novas.
Em Vinho – como comprar, escolher e degustar, Skinner conduz o leitor na compra com mais acerto, seja andando nos corredores de um supermercado ou dissecando uma lista de vinhos. Explica como entender os rótulos, escolher taças, como degustar, servir, escolher o saca-rolha ideal, acertar na temperatura, distinguir o cheiro e o gosto, ensina as regras de harmonização, como, onde e por quanto tempo armazenar a bebida e ainda dá dicas de investimento e bem-estar.
O livro tem início com o capítulo Comprar onde Skinner esclarece as vantagens e desvantagens de fazer uma boa compra em um supermercado, loja especializada, no varejo, internet, em um leilão, restaurante ou do próprio produtor. Sobre internet, por exemplo, o autor conta que as vantagens estão nos preços competitivos, na variedade fantástica e na disponibilidade de vinhos maduros e clássicos que não estão mais na moda.
No capítulo Degustar, Skinner conta que bons vinhos raramente envolvem apenas o conteúdo da garrafa. Eles são resultado de uma experiência maior: com quem você estava quando bebeu, onde vocês estavam e o que estavam comendo. Ainda no mesmo capítulo, Skinner aconselha o leitor sobre como realmente ter uma experiência produtiva com a bebida:
Quero que você comece comprando taças de vinho decentes: sem cores pomposas, formatos ou designs – simplesmente taças. Isso fará uma diferença enorme.
Quero que você tire o pó do decantador que ganhou de presente e o use.
Quero que você arranje um saca-rolha decente – implore, peça emprestado – e, por mais ridículo que soe, que você aprenda a abrir uma garrafa de vinho corretamente. Também quero que você olhe para o vinho na taça, cheire-o, agite-o e cheire-o novamente. Quero que erga a taça até os lábios, coloque o vinho na boca e mantenha-o lá – talvez não por nove segundos, mas mantenha-o, espalhe-o pela boca, puxe um pouco de ar e sinta o gosto de verdade. E uma vez que você tenha feito tudo, então, somente então, você pode engolir o vinho. Agora quero que repita isso várias vezes. Veja, não quero só que você perceba que gosta do que está bebendo. Isso não basta. Quero que saiba do que você gostou e por quê.
Em Vinho – como comprar, escolher e degustar, Skinner fala também sobre o vinho orgânico, biodinâmico, sobre o comércio justo e solidário, vinhos de carbono neutro, consumo consciente e as propriedades medicinais da bebida.
Ricamente ilustrado, a obra proporciona ao leitor um conhecimento sobre vinhos que permitirá que ele os compre e os deguste com muito mais conhecimento e confiança.