Nas simulações de segundo turno feitas pelo PoderData, Lula teria 56% dos votos contra 33% de Bolsonaro. Neste cenário, 10% dos entrevistados disseram que anulariam o voto ou votariam em branco e 1% não saberiam em quem votar. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Se a eleição para presidente da República fosse hoje, o ex-presidente Lula venceria qualquer candidato tanto no primeiro, com 40% ou mais dos votos, quanto no segundo turno, com mais de 56% dos votos, segundo pesquisa PoderData, divulgada nesta quarta-feira (29).
Já o presidente Jair Bolsonaro (ex-PSL), perderia em todos os cenários simulados.
Nas simulações de segundo turno feitas pelo PoderData, Lula teria 56% dos votos contra 33% de Bolsonaro. Neste cenário, 10% dos entrevistados disseram que anulariam o voto ou votariam em branco e 1% não saberiam em quem votar.
A vantagem de Lula seria de 38% dos votos – 53% contra 15% – tanto se o candidato tucano fosse o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), quanto se fosse o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Os governadores tucanos disputam a indicação do partido que ainda não escolheu candidato.
Já Bolsonaro, perderia para Ciro Gomes (PDT), Doria e Leite, perderia por uma diferença de 10%.
Primeiro turno
No primeiro turno, Lula lidera com 40% das intenções de votos contra 30% de Bolsonaro. Na sequência vêm Ciro, com 5%; o apresentador José Luiz Datena, com 4%; o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM) e Doria, ambos com 3%; Rodrigo Pacheco (DEM), com 2%; e Aldo Rebelo (sem partido) e Alessandro Vieira (Cidadania), com 1% cada um.
No cenário simulado com Eduardo Leite e Dória, Lula sobre para 43%, contra 28% de Bolsonaro.
Na sequência aparecem Ciro, com 5%; Leite, com 4%; Mandetta, com 3%; Datena, com 2%; e Pacheco, Vieira e Rebelo, com 1% cada um.