19.9 C
Campinas
terça-feira, outubro 28, 2025
spot_img

Lula diz que Brasil sediará COP 30 com “autoridade de quem dá exemplo” e defende pesquisa de petróleo

Data:

Em agenda na Indonésia, presidente afirma que País lidera ações climáticas e nega contradição em liberar estudos da Petrobras na margem equatorial

Por Sandra Venancio


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (24/10), em Jacarta, que o Brasil receberá a COP 30 em Belém com credibilidade internacional, por demonstrar compromisso real no enfrentamento às mudanças climáticas.

>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp


Lula destacou, em coletiva à imprensa antes do embarque para a Malásia, que o País chega à conferência com resultados sólidos na preservação ambiental e retomada de políticas de combate ao desmatamento. Segundo ele, o Brasil exerce “protagonismo responsável” e é visto pela comunidade internacional como um ator capaz de influenciar avanços climáticos globais.

A conferência da ONU sobre mudanças climáticas está marcada para novembro de 2025, em Belém (PA). Foto Ricardo Stuckert/PR

O presidente também rebateu críticas sobre a autorização do Ibama para que a Petrobras realize estudos sísmicos na margem equatorial, região considerada estratégica para a expansão das reservas nacionais de petróleo. Para Lula, não existe contradição entre a transição energética e a pesquisa exploratória. “Não vamos abrir mão do que é necessário para o desenvolvimento do País, sempre com responsabilidade”, disse.

A agenda do chefe do Executivo ocorre no contexto da aproximação com países do Sudeste Asiático e inclui uma visita de Estado na Malásia e participação em compromissos ligados à Asean. O governo brasileiro busca fortalecer parcerias comerciais e ampliar o diálogo sobre sustentabilidade, energia e investimentos.

Lula reforçou que a COP 30 será uma oportunidade para apresentar resultados e para pressionar nações desenvolvidas a cumprirem as promessas de financiamento climático. “Queremos construir soluções, não apenas discursos”, afirmou.

A conferência da ONU sobre mudanças climáticas está marcada para novembro de 2025, em Belém (PA), e será a primeira realizada na Amazônia, região mais afetada pela exploração ilegal e pelo aumento da temperatura global.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Empresário preso por fraudes no INSS tentou influenciar CPMI com ajuda de contato nos EUA, diz PF

Mensagens encontradas no celular de Maurício Camisotti indicam articulações...

Brasil e EUA iniciam negociações para reduzir tarifaço de até 50% sobre produtos brasileiros

Reunião em Kuala Lumpur marca retomada do diálogo econômico...

STF deve julgar recursos de Bolsonaro e aliados da trama golpista entre 7 e 14 de novembro

Primeira Turma analisará embargos de declaração apresentados pelas defesas...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade