A exposição “Fábulas não escritas”, do artista plástico Francisco Biojone, estará aberta a partir de 2 de outubro no Museu de Arte Contemporânea de Campinas José Pancetti (Macc) para visitação pública. A mostra é uma das contempladas pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (Ficc), da Secretaria Municipal de Cultura.
“Fábulas não escritas” apresenta um conjunto de 19 aquarelas inéditas do artista, produzidas este ano. Para Biojone, o trabalho é como um livro de memórias: os títulos das obras aludem às fábulas infantis, as quais o artista reinventa a partir de suas próprias referências.
Biojone espera que os estudantes, especialmente de escolas públicas, tenham oportunidade de acesso à exposição e que esse intercâmbio cultural faça com que cada pessoa interprete a obra e crie a própria fábula. “A arte é companheira da vida. Cada um forma sua fábula, por isso não foram escritas. O objetivo é que os visitantes questionem, criem expectativas, formem a própria história”, afirma o artista.
Para atingir a proposta do artista, os espectadores são instigados a criar no seu imaginário as fábulas sugeridas de acordo com as imagens e os títulos das obras, que são provocantes como “O Leão e o Pernilongo”, “O Passeio do Pavão” e “O Peixe Voador e A Árvore”. Para compor, o artista começa com o branco, as tintas vão ganhando formas e a história vai ganhando vida ao mesmo tempo. “Quero que as pessoas usufruam e interpretem”, comenta ele.
Biojone é o primeiro artista a expor os trabalhos premiados pelo FICC 2013 e deixará três dessas obras para o acervo do Macc.
O artista
Francisco Antão de Paula Souza Biojone nasceu em Campinas em 1934 e começou nas artes plásticas ainda criança com professores de formação acadêmica, mas sua carreia profissional teve início em 1955 quando participou do “XII Salão de Belas Artes da Cidade de Campinas”. Ele um artista que está sempre em busca de novas soluções plásticas e formas de expressão modernas.
Serviço:
Exposição “Fábulas não escritas” de Francisco Biojone
Abertura: 1º de outubro de 2013, às 20h.
Período: 2 de outubro a 1º de dezembro de 2013.
Local: Museu de Arte Contemporânea de Campinas José Pancetti. Avenida Benjamin Constant, 1.633, Centro, Campinas SP.
Horários: terça a sexta, das 9h às 17h. Sábados, das 9h às 16h. Domingos e feriados, das 9h às 13h.