A AVA (Auto Viação Americana) vai demitir hoje seus últimos 350 funcionários. A decisão foi tomada após uma reunião com o Sindicato dos Condutores de Americana e Região. Durante o final de semana, a empresa “devolveu” à EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) as 30 linhas suburbanas, seletivas e de serviço que operava entre Americana e Santa Bárbara d’Oeste e Americana e Campinas. O serviço foi assumido de pela Viação Boa Vista. A medida não foi divulgada com antecedência e pegou trabalhadores e passageiros de surpresa.
De acordo com o secretário da entidade que representa a categoria, Nadir José Migliorin, ainda não há garantias financeiras para o pagamento das verbas rescisórias de motoristas e cobradores. “Vamos ver se entramos na Justiça para arrestar alguma coisa”, disse.
A decisão de “entregar” as linhas pela viação americanense foi tomada antes mesmo da conclusão do processo de cassação iniciado pela EMTU em dezembro. O órgão também informou que houve autuações por problemas nas linhas que eram operadas pela AVA, como falta de manutenção dos ônibus, atrasos nos horários e desrespeito às regras tarifárias de integração não autorizada.
Ainda na expectativa de uma posição da classe patronal, parte dos funcionários se concentrou em frente à garagem da empresa, na Vila Gallo, ontem, à espera de uma definição para o futuro deles. Os veículos do grupo Rápido Luxo Campinas, que controla a Boa Vista, foram às ruas sem alterações nos itinerários e horários, conduzidos por funcionários da AVA. “Chegamos aqui no sábado e estava tudo fechado. A outra empresa assumiu sem que ninguém viesse nos dar satisfação”, reclamou Clóvis de Souza, 40, que trabalhava no setor da manutenção da empresa de Americana.
De acordo com Souza, a orientação dada pela empresa aos trabalhadores era de que comparecessem à garagem e levassem os documentos necessários, para que fosse dada baixa na carteira de trabalho. Além disso, os trabalhadores ainda reclamaram do atraso no pagamento do vale, referente ao salário de janeiro, que deveria ter sido feito na sexta-feira (20) e na cesta básica.
Procurado pela reportagem do LIBERAL, o advogado da AVA, Ivan Lima, informou que não poderia conceder declarações sobre o assunto. Em dezembro, a Artesp (Agência Reguladora Delegada dos Serviços de Transportes) também havia retomado cautelarmente quatro linhas da Auto Viação Americana e o serviço passou a ser prestado pela Viação Cometa.
A assessoria de imprensa da EMTU afirmou que foi informada de que os funcionários da AVA serão demitidos e recontratados pelo Grupo Rápido Luxo.