Moradores de Joaquim Egídio e Sousas discutem Plano Local
Com o objetivo de promover os ajustes necessários no Plano Local de Gestão (PLG) da Macrozona 1, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan) se reuniu com os moradores dos distritos de Joaquim Egídio e Sousas, para discutir as propostas de alteração da lei da APA – Área de Proteção Ambiental.
Participaram da oficina aproximadamente 250 pessoas nos dois dias de evento. A proposta do encontro foi a discussão de alteração da lei da Área de Proteção Ambiental (APA), cujo texto, aprovado em 2001, propôs normas e ações de preservação do patrimônio ambiental da região.
Nesta fase de discussão do PLG, além da apresentação das macrodiretrizes do Plano Diretor 2006, também são levantados os problemas da região. Na reunião que aconteceu no dia 25 de agosto, a principal demanda da população foram as questões habitacionais e de pavimentação de algumas áreas.
O Plano Local de Gestão é uma ferramenta institucional para consolidar as metas das políticas setoriais, por meio de uma gestão eficaz, buscando a integração entre os diversos atores.
A Macrozona 1 é uma Área de Proteção Ambiental que fica entre os rios Atibaia e Jaguari. Soma um terço do território do município com uma área de 222.786 quilômetros quadrados, 80% dessa região é agrícola e engloba os Distritos de Sousas e Joaquim Egídio e bairros rurais.
O secretário, Alair Godoy, ressaltou, ainda, que o Plano Local de Gestão é uma ferramenta institucional para consolidar as metas das políticas setoriais, por meio de uma gestão eficaz, buscando a integração entre os diversos atores e, nesta fase de discussão do PLG, além de levantar os problemas da região são apresentadas à população, as macrodiretrizes previstas no Plano Diretor da cidade.