24.9 C
Campinas
sábado, setembro 21, 2024

Mais uma ação questiona MP que cria Contrato Verde e Amarelo

Data:

Supremo já recebeu pelo menos cinco ações questionando a MP 905/19

O Supremo Tribunal Federal recebeu mais uma ação pedindo que seja declarada a inconstitucionalidade de trechos da Medida Provisória 905/19, que alterou a CLT e criou o “contrato de trabalho verde e amarelo”. Desta vez, a MP é questionada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI).

Segundo a entidade, foram apresentadas 1.930 emendas ao texto da MP, o que demonstra o “completo descompasso” entre o texto normativo do Poder Executivo e o entendimento do Poder Legislativo sobre a matéria. Para a CNTI, também não foram cumpridos os requisitos da urgência e da relevância para a edição de MP nem apresentado estudo específico sobre o impacto orçamentário e financeiro da medida.

Outro argumento é o de que o texto estabelece benefícios fiscais ao isentar as empresas que contratarem na nova modalidade da contribuição previdenciária, do salário-educação e das contribuições sociais destinadas ao sistema S. A entidade sustenta ainda que a MP 905/2019 cria outra categoria de trabalhadores, que não terão todos os direitos assegurados na lei e na Constituição e ficarão em situação de desigualdade em relação aos demais empregados da mesma empresa.

A ADI foi distribuída por prevenção à ministra Cármen Lúcia, que, antes do recesso forense requisitou informações ao presidente da República e ao presidente do Congresso Nacional. Ainda determinou que, na sequência, se abra vista dos autos à Advocacia-Geral da União (AGU) e à Procuradoria-Geral da República (PGR) para manifestação.

Esta é a quarta ADI contra a medida provisória. As demais foram ajuizadas pelos partidos Solidarierade (ADI 6.261) e PDT (ADI 6.265), e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comercio (ADI 6.267). Na ação do PDT, a AGU se manifestou defendendo que a MP não viola a Constituição.

Também tramita na corte um mandado de segurança contra a MP ajuizada pelo partido Rede Sustentabilidade.  Com informações da assessoria de imprensa do Supremo Tribunal Federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Lula assina acordo que põe fim à disputa territorial em Alcântara (MA)

O presidente Lula firmou, nesta quinta-feira (19), o Termo...

Lula e Eduardo Leite firmam compromisso até 2026 para reconstrução do RS

Na última terça-feira (17), o presidente Luiz Inácio Lula...

Crescimento de empregos formais em 2023 foi puxado por pessoas acima de 40 anos

A Rais (Relação Anual de Informações Sociais) de 2023...

Lula celebra retorno do manto sagrado Tupinambá ao Brasil

O presidente Lula participou nesta quinta-feira (12) de uma cerimônia especial...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363