O aumento de 126% nos salários dos vereadores de Campinas merece uma maior reflexão.
Por um lado é uma forma legal que os vereadores encontraram para legalizar as verbas de gabinete que são utilizadas pelos parlamentares para cobrir despesas que não são aprovadas pela Lei Orgânica do Município.
Só que os nobres edis não contavam com a revolta da população campineira que está cansada de tantos escândalos no meio político campineiro.
A repercussão do aumento de salários foi parar na rede social Facebook, de forma negativa vários eleitores demonstraram sua indignação excluindo o vereador de sua lista de amigos.
Em meio a tanto descontentamento, os vereadores tentaram se justificar na sessão da Câmara, usando a tribuna para explicar o aumento, porém qualquer justificativa parece ter surtido efeito contrário e não está convencendo a população.
Alguns preferiram não dar a cara para bater e votaram não ao aumento. Mas, só resta saber se quando vier o pagamento do salário se eles irão recusar. Muitos deles não terão a oportunidade de usufruir do dinheiro, já que o aumento só vale para o próximo mandato. O que pode acontecer é que muitos deles talvez não façam mais parte da folha de pagamento da Câmara Municipal no proximo ano.
Por outro lado, em época de CP, os vereadores perdem cada vez mais a credibilidade diante do julgamento político do prefeito, marcado para acontecer nos próximos dias.