As realizações da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos no Brasil prometem expandir ainda mais o mercado de trabalho nos próximos cinco anos
Fatores como o aumento da expectativa de vida do brasileiro e a consequente busca pela saúde e o envelhecimento saudável já vinham ampliando a demanda por profissionais da área de Educação Física, principalmente, os personal trainers e os professores de academias e de clubes. Com o anúncio oficial do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, deve acelerar também a procura por gestores especializados em esportes. “Esses eventos têm um impacto muito positivo sobre o mercado de trabalho e os salários dos profissionais de Educação Física”, observa o coordenador do curso da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Prof. Edivaldo Góis.
O coordenador lembra que no passado os acessos ao esporte e à atividade física eram restritos à escola e que hoje, ao contrário, há uma campanha desenvolvida pela própria mídia ressaltando a importância do exercício para a saúde. Além disso, como sede de dois grandes eventos, o País também precisa se preparar para se destacar nessa área. “Amadorismo não terá espaço em um projeto tão ambicioso como esse. Teremos de investir em infraestrurutra para o desenvolvimento de esportes individuais e na formação de profissionais competentes, a fim de detectar talentos e realizar os treinamentos adequadamente”, salienta Góis.
As realizações da Copa e dos Jogos Olímpicos, de acordo com Góis, exigem também a profissionalização das federações, das secretarias governamentais, do Ministério do Esporte, dos centros esportivos e dos clubes. “A quantidade de postos de trabalho na área depende muito da política governamental que será adotada nos próximos anos, mas, sem dúvida, será um número expressivo”, avalia.
Para se ter uma ideia do volume de contratações, na Copa do Mundo de 2006 na Alemanha, cerca de 70 mil pessoas trabalharam no comitê organizador. Na próxima Copa de 2010 na África do Sul, espera-se a criação de mais de 100 mil postos de serviços diretos e indiretos, em nove sedes de jogos. Levando-se em conta que no Brasil serão 12 locais para as partidas, estima-se um número de vagas ainda maior.




