O Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) inicia nesta quinta-feira, 29 de agosto, as exibições de cinema pelo especial “Semana Kafka”, em homenagem ao escritor austro-húngaro. Ao todo, quatro filmes fazem parte da programação, sendo dois longas adaptações de uma mesma história: “A Metamorfose”. Os outros são “O Processo”, de Orson Welles, e “O Castelo”, com direção de Michael Haneke. A entrada é gratuita para todas as sessões e a curadoria é assinada por Priscila Salomão.
As diferentes versões de “A Metamorfose” abrem os trabalhos da “Semana Kafka”. A primeira adaptação da história foi rodada 1975, na Alemanha, e será exibida na quinta, às 19h. Já a refilmagem, rodada na Rússia, em 2002, tem apresentação marcada para sexta-feira dia 30, também às 19h.
A história do livro mostra Gregor: em uma manhã qualquer, ao acordar para o trabalho, ele vê que se transformou num inseto horrível com um dorso duro e inúmeras patas. Em princípio, suas preocupações geram pensamentos práticos relacionados à metamorfose em si. Depois, passam para um estado mais psicológico e sentimental. Gregor sente-se magoado pela repulsa dos pais perante a metamorfose. Apenas a irmã se digna a levar-lhe alimentação. Ainda assim, com pequenas manifestações de medo e nojo. A mudança de Gregor vai além da modificação física. É, sobretudo, uma alteração de comportamentos, atitudes, sentimentos e opiniões.
Franz Kafka
Nascido em Praga, em 3 de julho de 1883, esteve na cidade durante todos os seus 40 anos da vida, período em que a atual capital da República Tcheca pertencia à monarquia austro-húngara. Filho de um abastado comerciante judeu, cresceu sob influências de três culturas: a judia, a tcheca e a alemã. Formado em direito, fez parte, junto com outros escritores da época, da chamada Escola de Praga. Esse movimento era basicamente uma maneira de criação artística alicerçada em uma grande atração pelo realismo, uma inclinação à metafísica e uma síntese entre uma racional lucidez e um forte traço irônico. Suas obras abrigam leituras relacionadas à condição do ser humano moderno. O olhar “kafkiano” é direcionado à coisas como a opressão burocrática de instituições, a “justiça” e a fragilidade do homem frente a problemas cotidianos.
Serviço
Semana Kafka de Cinema
Filme: “A Metamorfose”
Direção: Jan Nemec
País/ Ano: Alemanha/ 1975
Gênero: Drama
Fotografia: Colorido
Duração: 55 min
Data: 29 de agosto, quinta-feira
Horário: 19h
Local: Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS), no Palácio dos Azulejos
Endereço: Rua Regente Feijó, nº 859, Centro
Entrada: Gratuita
Capacidade do cinema: 60 lugares





