O Museu da Imagem e do Som (MIS) realizará nos próximos dias o ciclo “Only Rock n’ Roll”, com exibição de filmes relacionados ao gênero musical mais cultuado no mundo. Serão dois filmes nos próximos dias com a temática voltada ao Rock, com debates sobre a exibição ao final do filme.
Nesta sexta-feira, 30 de março, às 19hs, será exibido o filme “Os Reis do Iê-Iê-Iê”, filme estrelado pelos Beatles e dirigido por Richard Lester. A trilha sonora do filme, com músicas do grupo que revolucinou o rock na década de 1960, fez grande sucesso. Foi primeiro filme dos Beatles e representou um marco na história dos videoclipes. Com John, Paul, George e Ringo, esse longa envolve a aventura, a rebeldia e a irreverência dos meninos de Liverpool, ao som de A Hard Day’s Night, Can’t Buy me Love, If I Fell, I Should Have Known Better, e muitos outros sucessos.
No sábado, 31 de março, o ciclo “Only Rock n’ Roll” – que tem a curadoria de Alfeu Da Costa Filho – traz o filme “Blow up – depois daquele beijo”, de Michelangelo Antonioni, a partir das 19h30. Foi o primeiro filme em língua inglesa do cineasta italiano Michelangelo Antonioni, e conta a história do envolvimento acidental de um fotógrafo com um crime de morte, baseado num pequeno conto de Julio Cortázar, Las Babas del Diablo, publicado em 1959, e na vida do famoso fotógrafo da época da Swinging London, o britânico David Bailey.
Mais filmes
Ainda no sábado, mas no período da tarde, o MIS traz o documentário “1935 – O Assalto ao Poder”, com direção Lauro Escorel. Com um rico material documental em mãos, o diretor fez um documentário sóbrio na linguagem, mas com um roteiro recheado de informações e discussão sobre a verdadeira história da Insurreição de 35, conhecida também como Intentona Comunista, episódio que mudaria o rumo da história política do país.
O ano de 1935 estava chegando ao fim quando três levantes militares, em três diferentes capitais brasileiras, tentaram derrubar o governo de Getúlio Vargas, que foi implacável com os insurretos. Vários deles foram brutalmente torturados. Em poucos dias, o movimento foi inteiramente dominado e serviu de justificativa para a escalada autoritária de Getúlio Vargas, que se manteria no poder até 1945.
O filme documenta todos os lances dessa insurreição de esquerda, que teve como protagonistas Luiz Carlos Prestes, Octávio Brandão, Olga Benário, Gregório Bezerra, Giocondo Dias entre outros elementos que queriam implantar o comunismo na América Latina.
O Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) está localizado à rua Regente Feijó, 859, Centro. A entrada é franca.




