19.9 C
Campinas
sábado, setembro 13, 2025
spot_img

MP investiga atuação da Máfia da Merenda

Data:

carlao-pt-merenda-mpA promotora Cristiane Corrêa de Souza Hillal, da 24ª Promotoria de Justiça de Campinas, abriu Inquérito Civil (IC 9.064/16-PP) para investigar denúncia de irregularidades na contratação da COAF (Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar) pela Prefeitura de Campinas, entre 2013 e 2015 (administração do prefeito Jonas Donizette). O foco é a “eventual ilegalidade no chamamento público para a compra de insumos de refeição escolar, sobretudo de suco de laranja industrializado”, conforme despacho da promotora.

A denúncia partiu do vereador Carlão do PT, também assinada pelos colegas de bancada Angelo Barreto e Pedro Tourinho, com base em documentos obtidos pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), que investiga a Máfia da Merenda. Entre esses documentos, a promotora menciona parecer do Tribunal de Contas do Estado (TC 1251/003/16), que aponta superfaturamento nos preços praticados e uso irregular de recursos municipais e/ou estaduais (além dos federais).

Se confirmada, tal situação contraria lei federal 11.947/ 2009, que determina que, do total de recursos do FNDE (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação), no âmbito do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), no mínimo 30% deverão ser usados na compra de alimentos direto do produtor familiar rural ou sua organização, com dispensa de licitação, desde que os preços sejam compatíveis com os vigentes no mercado local.

Na avaliação da promotora, o parecer do Tribunal também aponta “indícios de direcionamento nos chamamentos públicos, que contêm detalhamento específico e excessivo da composição nutricional do suco de laranja”. Ela observa que o objetivo da dispensa de licitação é favorecer a agricultura familiar, mas compraram suco industrializado e não in natura, como se esperava.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Em momento histórico, STF condena Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe; prisão deve ficar para dezembro

Primeira Turma definiu penas de prisão, inelegibilidade e indenização...

Lula defende que Brics lidere nova ordem do comércio global diante de tarifaço dos EUA

Em cúpula virtual, presidente afirma que bloco tem legitimidade...

Tebet, Haddad e Alckmin lideram cenários para Senado por São Paulo em pesquisa AtlasIntel

Levantamento aponta disputa apertada entre ministros e políticos de...

7 de Setembro em Brasília reúne 45 mil pessoas e exalta independência sem submissão aos EUA

Presidente Lula reforça que o Brasil pertence ao seu...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade