A cerimônia de posse do novo reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professor Paulo Cesar Montagner, na tarde desta segunda-feira, 28 de abril, contou com a presença do prefeito de Campinas, Dário Saadi. O professor Paulo Cesar Montagner assumiu oficialmente a gestão da universidade para o quadriênio 2025-2029.
Montagner sucede o professor Antonio José de Almeida Meirelles, que esteve à frente da Unicamp entre abril de 2021 e abril de 2025. A cerimônia foi realizada no Centro de Convenções da Unicamp e contou com a presença de autoridades municipais, estaduais, representantes das comunidades acadêmicas, de pesquisa e convidados.
Em seu primeiro discurso como reitor, Paulo Cesar Montagner compartilhou sua visão para o futuro da universidade.
“Hoje me apresento para a missão mais importante da minha vida — algo que nem nos meus maiores sonhos poderia imaginar. Este projeto é uma oportunidade que renova a esperança de toda a comunidade. Mais do que apresentar diretrizes, estou aqui para reforçar o compromisso de uma universidade que acredita no futuro e valoriza a confiança. Nenhum percurso se constrói sozinho. Cada conquista é feita por pessoas que caminham juntas e acreditam na transformação.”
Montagner também destacou a missão institucional. “Nossa missão vai além de difundir conhecimento: é também produzi-lo com responsabilidade, preservá-lo com zelo e compartilhá-lo de forma generosa com toda a sociedade. Queremos tornar o mundo humano um lugar mais hospitaleiro para todos. É essa hospitalidade intelectual, ética e solidária que buscamos cultivar diariamente em nossa universidade”, disse. Montagner terá o professor do Instituto de Química (IQ) Fernando Coelho como coordenador-geral da Universidade – ele também participou da posse.
Já o agora ex-reitor, o professor Antonio José de Almeida Meirelles destacou o legado que está deixando na instituição. “A Unicamp é uma construção coletiva, fruto da contribuição de toda a comunidade acadêmica. O que somos hoje é resultado da capacidade de construir consensos e maiorias a partir da diversidade. Agradecemos também ao conjunto dos poderes públicos — Legislativo, Judiciário e Executivo — que caminharam ao nosso lado na missão de ensinar, pesquisar e formar pessoas no mais alto nível. Essa trajetória é comprovada pelo crescimento da Unicamp nos rankings internacionais, que a posicionam entre as melhores universidades do mundo”, afirmou.

Como foi a eleição do novo reitor da Unicamp
O professor Paulo Cesar Montagner, da Faculdade de Educação Física (FEF), foi o nome mais votado na consulta realizada com a comunidade acadêmica da Unicamp. A votação oficial ocorreu no Conselho Universitário (Consu) no dia 1º de abril de 2025, com base na consulta feita nos dias 11, 12, 25 e 26 de março.
Montagner recebeu 51,61% dos votos no segundo turno, superando o professor José Gontijo, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), que obteve 48,39%. A professora Maria Luiza Moretti, também da FCM, completou a lista tríplice enviada ao governador do Estado de São Paulo.
Seguindo a tradição e a legislação estadual, o governador Tarcísio de Freitas nomeou o primeiro colocado da lista tríplice para o cargo de reitor. Montagner passa a ser o 14º ocupante do cargo na linha sucessória de Zeferino Vaz (1966-1978), fundador e primeiro reitor da Universidade.
Quem é Paulo Cesar Montagner
Natural de Campinas, nascido em 1963, Paulo Cesar Montagner é doutor em Educação Física pela própria Unicamp e professor titular da FEF, onde atuou como diretor entre 2006 e 2010.
Com ampla trajetória na área de ciências do esporte, Montagner é autor de livros, capítulos e artigos científicos. Coordena projetos de pesquisa, participa de redes internacionais como a International Basketball Research Network (IBRN) e já orientou dezenas de teses de doutorado, dissertações de mestrado e mais de cem Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs).
“Ser professor é minha paixão e vocação, mas a Unicamp me desafiou para além da sala de aula”, afirmou Montagner ao relembrar sua trajetória acadêmica e institucional.