Para curtir o inverno e aquecer a temperatura nas noites frias, nada melhor do que saborear as comidas típicas da estação, como a tradicional fondue acompanhada de um bom vinho.
Além de alimento, a fondue é diversão. O encontro de familiares ou amigos acomodados em torno da caquelon (panela de fondue) garante uma noite com a cara do inverno.
A origem do prato está há cerca de sete séculos, quando povos dos Alpes suíços produziam mais queijo do que podiam comer e vender, então surgiu a idéia de derreter o excesso e acrescê-lo de um álcool aguardente, para ser melhor conservado. Com o passar dos anos, a prática tradicional dos habitantes e pastores alpinos deixou de ser regional para se espalhar mundo a fora.
As receitas atuais, que acrescentam vinho branco ao prato, surgiram no começo do século 20, mas sua popularidade só foi alcançada nos anos 60, quando mercados passaram a vender suas versões semiprontas e os utensílios necessários para prepará-lo, como os kits com panela de cerâmica, potinhos e garfos especiais.
O que agrada tanto da fondue são suas variações, tanto no conteúdo da panela (queijo, óleo, caldo ou chocolate) quanto no que se mergulha na mistura (pão, batata, carne, biscoitos, frutas).
Capaz de agradar diversos paladares, o segredo para apreciar a receita está na companhia, agregada de um ambiente agradável e um belo cachecol. Aproveite!
Receita de Fondue de Queijo
Ingredientes:
250g de queijo gruyère
250g de queijo emmental
1 dente de alho
1 pitada de noz moscada
1 colher de sopa de amido de milho
1 cálice de conhaque (opcional)
¾ de um copo de vinho branco seco (cerca de 180 ml)
Modo de Preparo:
- Rale os queijos
- Dissolva o amido de milho no vinho branco e misture com o conhaque
- Adicione a noz moscada a este liquido
- Passe o alho nos lados e no fundo da panela
- Coloque os queijos e o liquido na panela e vá misturando, sempre em fogo baixo, até fundir totalmente o queijo
- Continue mexendo até que a massa ganhe uma consistência homogênea, logo após levantar fervura




