O SESI Piracicaba apresentará, gratuitamente, duas sessões da peça A Serpente, uma no sábado e outra no domingo (19 e 20/12), às 20 horas.
A peça conta a história de dois jovens casais, Ligia e Décio e Guida e Paulo, que se casam no mesmo dia e, a partir daí, dividem um único apartamento, mas não a mesma felicidade. Um ano depois do casamento, Guida ainda vive uma intensa lua-de-mel, enquanto sua irmã é praticamente virgem. Muito infeliz com a situação, Lígia expulsa o marido de casa e avisa a irmã que está pensando em se matar. Então, Guida propõe que ela passe uma noite com Paulo, seu marido.
Para Álvaro Filho, diretor da peça, a trama em torno do triângulo amoroso é apimentada pela impossibilidade de resistir ao desejo. “Assim, a partir do erro trágico – que está no fato de Guida oferecer, por uma noite, seu marido a sua irmã – é dada a partida para uma corrida na qual, o desejo impulsiona a ação com tal velocidade, que temos a sensação de só conseguir respirar quando, enfim, alguma das personagens sai de cena definitivamente”, comenta.
Ainda segundo o diretor, durante o processo de montagem, o grupo se lançou numa intensa e ruidosa exploração da obra de Nelson Rodrigues. “Com a parceria da UNESP, tivemos a possibilidade de estudar, durante um semestre inteiro as Origens do Teatro, na qual o trágico foi evidenciado e relacionado à proposta de montagem”, finaliza.
O espetáculo faz parte da mostra teatral Cena Livre 2009 , projeto itinerante que destaca montagens produzidas pelos alunos de 17 NAC´s da entidade em 12 municípios do Estado: Araraquara, Birigüi, Franca, Itapetininga, Marília, Mauá, Osasco, Piracicaba, Rio Claro, Santo André, Santos e Sorocaba.