24.9 C
Campinas
sábado, dezembro 27, 2025
spot_img

O que torna um destino charmoso?

Data:

Sintonia com o ambiente, originalidade e qualidade no atendimento são características desejáveis a um destino de charme, segundo os viajantes. A administradora de empresas Roberta Farolli, de 32 anos, costuma dizer que só viaja a lazer para destinos turísticos charmosos. Para ela, o charme é um conjunto de características que torna o local especial. “Sabe o detalhe de uma janela construída com materiais típicos da região, a localização privilegiada no alto de um morro ou à beira mar? Ou aquela comida caprichada e o atendimento pelo nome? Para mim, charme é o que me surpreende pela qualidade e simplicidade, sem ostentação”, afirma.

Não existe uma definição para destinos ou roteiros de charme. Internautas elegem seus preferidos em redes sociais baseados em avaliações, na maioria das vezes, subjetivas. De acordo com relatos, o charme pode estar em um mirante para contemplar o pôr do sol, em uma varanda para apreciar os pássaros, em uma rede para tirar um cochilo e até em uma lareira para se aquecer do frio. O hotel ou a pousada, quase sempre, estão situados em locais excêntricos, rodeados por belas paisagens à beira mar, entre montanhas ou em torno de reservas naturais.

Algumas associações criam critérios objetivos para classificar hotéis, pousadas e passeios charmosos. Em comum, segundo a avaliação de uma revista brasileira que classifica os hotéis de charme, está a preocupação de priorizar o bem estar do turista, sem mimos ou requintes. “O segredo pode estar na forma que o funcionário trata o visitante ao quebrar, por exemplo, a receptividade padrão: ‘oi senhor, boa tarde, tudo bem?’ e ajudar o visitante a captar a memória afetiva do local e sentir vontade de voltar”, afirma Eduardo Merli, um dos responsáveis pela seleção de hotéis de charme.

O produtor rural Renato Pita, de 62 anos, gosta de explorar roteiros que considera de charme. Em 20 anos, já visitou cidades como Petrópolis (RJ), Ouro Preto (MG) e Natal (RN). De acordo com Pita, o que diferencia um roteiro de charme dos demais são os serviços prestados nos hotéis. “A soma de simpatia, boa vontade, atenção e competência resultam em um atendimento de qualidade”, diz.

247943_670x447.0257234726688Em Itaipava, região serrana do Rio de Janeiro, o visitante é carinhosamente recepcionado por um casal de pavões na pousada de Gaspar Viana. “Aqui, pequenos detalhes fazem a diferença. Nas refeições, por exemplo, temos o costume de preparar uma salada de flores comestíveis com frutos colhidos em nossa própria horta. Até a forma de cortar as frutas tem um cuidado especial”, diz. O café da manhã tem, a cada dia, algo diferente, como uma canjiquinha ou um bolo caseiro de fubá.
Donos de hotéis e pousadas também têm usado a cultura da região para atrair o hóspede – e acrescentar uma pitada de charme ao meio de hospedagem. A presença do regionalismo pode estar na decoração, com produtos de artesãos locais ou, até mesmo, na adesão a alimentos típicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Turistas estrangeiros injetaram quase R$ 4 bilhões na economia do País em abril

Seja pelas praias, pela cultura ou pela hospitalidade, o...

Viagens de negócios movimentam mais de R$ 3 bilhões no primeiro trimestre de 2025

O turismo de negócios movimentou R$ 3,179 bilhões no...

Setor de turismo mantém alta e cresce 5,4% no primeiro trimestre de 2025

O índice de atividades turísticas no Brasil registrou um...

Festival une Gastronomia, Artes e Música em Campos do Jordão

Celebrando dez anos do FAM Festival (Food, Art &...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade