24.9 C
Campinas
quinta-feira, novembro 21, 2024

Obra de prolongamento da Avenida Mackenzie terá audiência pública

Data:

Apoio da população é importante para acelerar a obra

 Com o objetivo de tentar convencer a população que as obras são necessárias para o acesso ao distrito de Sousas, a Prefeitura de Campinas prepara a abertura de uma audiência pública para tentar acelerar o começo das obras de prolongamento da Avenida Mackenzie. A Administração espera conseguir apoio popular para contrapor ao argumento dos promotores, de que o empreendimento prescinde de estudos sobre a ocupação dos loteamentos a serem realizados no entorno da futura pista e de que a obra fere a lei de parcelamento do solo. 
Outra ação prevista pelo município para desatar o nó que emperra o início das obras é tentar reverter o valor do terreno, que foi atribuído recentemente por uma perícia judicial. O preço da área a ser desapropriada vale por volta de R$ 1 milhão, segundo um perito escolhido pela Justiça, enquanto técnicos do município consideram que o terreno custe R$ 3,1 milhões. 
Embora a desapropriação deva ser bancada por um conjunto de empresas do setor imobiliário interessados na execução de extensão da pista, o município considera que este valor inviabilizaria a construção e manutenção de um centro de tratamento para dependentes de drogas e de cuidados ao idoso, que será custeado com os recursos da desapropriação. Um acordo entre as partes envolvidas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) também o alteamento da Avenida Mário Garnero, que costuma sofrer alagamentos nos períodos de chuva.

 Obra beneficiará 100 mil

Os oito quilômetros de prolongamento da avenida foram projetados a partir da Rodovia Dom Pedro I até os loteamentos San Conrado e Três Pontes do Atibaia. Serão 100 mil pessoas beneficiadas que hoje utilizam a Rodovia Heitor Penteado para chegar à Sousas.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano estima-se que 70% do tráfego atual passará a circular pela nova via. A região é umas das que apresentam maior crescimento populacional de Campinas.

A urbanização em Sousas foi crescente desde a década de 70 quando houve um aumento populacional de 55,49%. Nos anos 80 chegou a 57,4% passando para 93,6% e 93,7% nas décadas seguintes. Em Joaquim Egídio o percentual foi de 28,7% nos anos 70 e aumentou para 34%, 40,5% e 30,5% nos anos 80, 90 e 2000 respectivamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Saúde entrega para unidades básicas vacina contra Covid-19

A Secretaria de Saúde de Campinas iniciou nesta quarta-feira,...

Bem-Estar Animal realiza 2ª feira de adoção de cães e gatos na Lagoa do Taquaral

Evento ocorre no próximo domingo, 23, no portão 1...

Três linhas de ônibus terão trajetos alterados a partir de segunda, 27

Os usuários do transporte público coletivo que utilizam as...

MPSP obtém liminar para que Campinas elabore planos de manejo para três unidades de conservação

No dia 14 de novembro, a Promotoria de Justiça...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363