15.9 C
Campinas
domingo, junho 1, 2025

Oficinas de bordado retorna a Campinas com formação gratuita para mulheres a partir dos 14 anos

Data:

O projeto A Arte de Bordar: oficinas de bordado está de volta a Campinas, oferecendo uma oportunidade única para mulheres a partir de 14 anos aprenderem a arte do bordado em pedrarias de forma totalmente gratuita. Sob a orientação da renomada artista Fernanda Nadal, as participantes terão acesso a um curso completo, com materiais e bolsa-auxílio. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de novembro. Desde 2022, o projeto já formou mais de 400 mulheres bordadeiras e, após passar por Campinas também contará com uma edição em Indaiatuba.

Para Campinas serão disponibilizadas 50 vagas e a trilha formativa ocorre entre os dias 18 e 22 de novembro no Instituto Padre Haroldo, no bairro Boa Esperança. Com uma carga horária total de 25 horas, as participantes aprenderão as técnicas do bordado em pedrarias e ainda receberão um kit completo com todos os materiais necessários para a realização das atividades e para dar início aos seus próprios projetos. As participantes contam com uma bolsa-auxílio no valor de R$ 350,00, destinada a contribuir com transporte até o local das atividades, ou até mesmo para a aquisição de materiais para sua entrada no mercado de trabalho com bordados.

Além disso, as participantes recebem cartilha com o passo a passo detalhado, para consulta durante e posteriormente às aulas. Entre as temáticas desenvolvidas nas formações, estão o aprendizado de dezesseis pontos de bordado em pedraria e formas de arremate.

Ao final do curso, haverá uma exposição para a comunidade, onde as participantes poderão mostrar seus trabalhos e celebrar suas conquistas. Em Campinas, acontecerá no dia 23 de novembro.

Ciclo de palestras

Nesta edição, as mulheres participantes do projeto terão acesso a palestras e oficina inspiradoras. Os temas abordarão desde o mercado de trabalho, a sensibilização feminina, a importância do consumo consciente e ferramentas de gestão para pequenos negócios reforçando as possibilidades de divulgação de produtos nas redes sociais. “Durante as edições anteriores, fomos percebendo outras necessidades das mulheres e, por isso, estamos trazendo estas oficinas para instrumentalizá-las ainda mais’, destaca a idealizadora Fernanda Nadal.

O objetivo de Fernanda Nadal é oferecer a oportunidade de mulheres terem suas vidas transformadas a partir da arte e da geração de economia e renda. A artista atua com grandes marcas do mundo da moda e ministrou cursos e oficinas, além do Brasil, em países como Itália, França, Alemanha. “É uma alegria retornarmos para Campinas e Indaiatuba. Na edição anterior tivemos uma lista de espera de pessoas interessadas em aprender a bordar”, destaca.

O projeto A Arte de Bordar: oficinas de bordado, com PRONAC 234134, é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91) – Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil: União e Reconstrução e, em Campinas, conta com o patrocínio da John Deere. A Coordenação Geral é da Fernanda Nadal e a Produção Executiva é da Amora Produções Culturais.

Plataforma digital para conexão entre empresas e bordadeiras

As participantes terão a oportunidade de divulgar seus trabalhos na da Plataforma online Bordadeiras do Brasil, com a proposta de possibilitar a divulgação do trabalho das participantes dos cursos realizados no projeto, que tenham a intenção de dar continuidade a trabalhos na área, junto a pessoas e empresas interessadas na mão de obra com o bordado em pedrarias. A seleção é feita ao final dos cursos pela própria Fernanda Nadal e sua equipe, considerando o comprometimento das alunas em aula, além do capricho nos pontos aprendidos e criatividade na criação da obra final.

Quem é Fernanda Nadal?

Fernanda Nadal é designer de bordados em pedrarias, professora, empresária e escritora na área da moda. Com pós-graduação em Moda e Cultura pela UEL e MBA pela USP, estudou também na École Lesage, em Paris.

Durante 20 anos (2002-2022), teve seu próprio ateliê, criando bordados exclusivos.

Em 2021, foi destaque na exposição “A Arte da Moda” ao lado de Dior e Chanel, no Farol Santander.

Em 2019, Fernanda Nadal iniciou o projeto “A Arte de Bordar pelo Brasil”, com o objetivo de ensinar mulheres de baixa renda a arte de bordar em pedrarias, promovendo sua inserção no mercado de trabalho. A primeira turma, em Ponta Grossa/PR, formou mais de 30 mulheres, muitas delas empregadas em menos de dois meses.

Em 2020, o projeto foi aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, garantindo a continuidade dos cursos gratuitos. Desde 2022, o projeto conta com patrocínios incentivados, expandindo seu alcance e sucesso a cada ano.

Em 2023, lançou o livro “A Arte de Bordar” e, em 2024, fundou o Clube Criativo, primeiro clube de assinatura de bordados em pedrarias na América Latina, impactando mais de 3.500 alunas em 9 países.

Serviço:

A Arte de Bordar: Oficinas de bordado

Formação de bordado em pedrarias com a artista Fernanda Nadal

Carga horária: 25 horas em 5 dias de curso e Mostra Final dos Trabalhos para a Comunidade

Campinas

Inscrições para participar: 18 de outubro a 11 de novembro de 2024

Como se inscrever: Inscrições em @aartedebordarpelobr ou pelo link:  https://forms.gle/NpebJ9gqBjmCQPAw9

Vagas: 50 vagas que serão preenchidas por ordem de inscrição, para mulheres com 14 anos ou mais, sendo priorizadas mulheres desempregadas

Bolsa-auxílio de R$ 350,00 para as concluintes do curso

Data das atividades presenciais: 18 a 23 de novembro de 2024

Local: Instituto Padre Haroldo – R. Dr. João Quirino do Nascimento, 1601 – Jardim Boa Esperança, Campinas/SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Sinfônica de Campinas apresenta repertórios inéditos e celebra a diversidade musical em junho

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas está preparando uma...

Rabeca Cultural apresenta ‘Os Afro sambas’ com o grupo Sambaki

A Rabeca Cultural convida para o espetáculo Os Afro...

“Brasil em Dança” reúne mais de 230 jovens e leva paisagens do país ao palco do Castro Mendes

Peça destaca a questão ambiental, marcando o primeiro dia...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade