Desde a última terça-feira (16), policiais militares das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) estão atuando no patrulhamento ostensivo em todo o município de Campinas. A operação não tem data prevista para ser encerrada, e é parte integrante do planejamento operacional do Comando de Policiamento do Interior 2 (CPI-2), sediado na cidade.
Todos os dias, 80 policiais em 20 viaturas, divididos em quatro pelotões da Rota, são enviados para Campinas, onde permanecem entre as 14h e as 23h. O helicóptero Águia do CPI-2 também está à disposição dos policiais, para qualquer eventualidade.
O comandante da Polícia Militar responsável pela região de Campinas, coronel Húdson Tabajara Camille, destaca que a presença da Rota não é algo incomum em municípios fora da região metropolitana da capital. “Trata-se de policiais especializados que não possuem área de atuação específica e estão à disposição das unidades de todo o Estado que tenham interesse”.
O comandante dos batalhões de Polícia de Choque da PM paulista, coronel Eduardo José Félix de Oliveira, explica que “a presença da Rota em Campinas não representa uma operação saturação, e sim uma operação de combate à criminalidade mais perigosa, como ocorre comumente”.
Vale ressaltar que a Rota permanece aquartelada na cidade de São Paulo, porém, sempre que sua presença é requisitada, pode atuar nas demais localidades, como já aconteceu anteriormente.




