No inicio de fevereiro repercutiu na midia o caso do jogador do AC Milan, Alexandre Pato, que foi submetido a uma cirurgia odontológica para resolver uma lesão na coxa. A princípio, parece que uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas um problema de origem bucal pode, muitas vezes, causar problemas em outras partes do corpo.
Dr. Valdir de Oliveira, dentista do Instituto Bernal & Oliveira, revela que a boca é um excelente ambiente para proliferação de bactérias. Um foco de infecção localizado em dentes ou gengivas pode afetar todo o organismo se espalhando através da corrente sanguínea, podendo causar problemas cardíacos, lesões musculares e articulares.
Desde o início do século passado, nos Jogos Olímpicos de Paris em 1924, já se alertava que o atleta de competição pode subitamente ter queda de rendimento devido à perda de resistência provocada por um foco de infecção dental ou de amídala, que atingem pontos do organismo como músculos, tendões ou inserções.
Na Odontologia Desportiva, o cirurgião-dentista atua principalmente no acompanhamento de rotina, no qual realiza o diagnóstico em saúde oral – exame clínico e exames complementares, como Check Up Preventivo Digital, possibilitando detectar doenças em seu estágio inicial, evitando que a mesma alcance estágios que possam comprometer a atuação do atleta.