19.1 C
Campinas
sábado, setembro 21, 2024

Pacientes do SUS na Capital passam a ter exame de alta tecnologia

Data:

300x201x4-546c67be6efcb0a36079e3f0968930a8c906cc046965a

Os usuários do SUS em Porto Alegre passam a ter acesso a um dos mais sofisticados tipos de exames para câncer – o PET-CT. Feito num equipamento especial, semelhante a um tomógrafo, tem grau de precisão muito maior que os exames convencionais de ressonância magnética ou tomografia computadorizada, conforme o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Os exames serão realizados no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, na Santa Casa de Misericórdia e no Hospital São Lucas da PUC-RS.

A disponibilização dos exames foi anunciada pela Gerência de Regulação dos Serviços de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. A incorporação deste tipo de exame, de última geração, aos serviços do SUS na capital foi viabilizada por uma portaria do Ministério da Saúde. A portaria especifica que os exames serão aplicados em pacientes com câncer de pulmão de células não-pequenas, metástase de câncer colorretal, além de linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodkin.

O exame PET-CT gera em torno de 1,5 mil imagens simultâneas de todo o corpo do paciente para reconstruir em três dimensões um retrato fiel do organismo, capaz de identificar as menores alterações que possam indicar a existência de um tumor. Ele é também o mais indicado para acompanhar o desenvolvimento e a resposta aos medicamentos dos tumores. Para isso, utiliza uma injeção de radiofármaco (glicose marcada por material radioativo), que após sua distribuição pelo corpo, gera informações metabólicas das células.

Em 30% dos casos, após a realização do procedimento, o médico muda a forma de tratamento que vinha sendo empregada, aumentando a eficiência do tratamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Vírus zika pode voltar a se replicar após recuperação, aponta estudo

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio...

Febre Oropouche tem dez casos confirmados no Rio

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio recebeu nessa...

CS São Domingos inaugura unidade do projeto Farmácias Vivas

VivasProjeto promove o cultivo de ervas medicinais no tratamento...

Ministério da Saúde prepara pesquisa para avaliar sequelas da covid-19

O Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira (11) a...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363