
O padre Paulo Roberto Emiliano nasceu em São José do Rio Pardo e é o mais novo de três irmãos. Sempre esteve ligado à Igreja Católica. Teve uma juventude comum, estudava, ia às festas, mas nunca deixou de lado a fé e os eventos paroquiais. Aos 18 anos de idade, Paulo Roberto decidiu ter sua primeira experiência sacerdotal. Dois anos depois, já decidido em seguir o ministério sacerdotal, foi para o Seminário dos Paulínios, em Caxias do Sul – RS.
Não se adaptando ao seminário gaúcho, Paulo Roberto regressou à região de Campinas, ingressando, aos 21 anos, no Seminário da Imaculada de Filosofia, em Pedreira, onde ficou de 1994 a 1996. Em 1997, ingressou no Seminário da Imaculada de Teologia, em Campinas, no qual seguiu até 2000. No dia 21/12/2001, Paulo Roberto Emiliano se ordenou padre na Catedral de Campinas, sob o lema de João, Capítulo XX: “Semear e seguir o bom Pastor”.
Pe. Paulo Roberto Emiliano atuou como vigário na igreja da Sagrada Família e foi Pároco da Igreja São Geraldo Magela, onde ficou por sete anos. Pe. Paulo Roberto Emiliano assumiu a Paróquia de Sant´Ana na sexta-feira, dia 04. Ele substitui o Monsenhor Roberto Lourenço Fransolin, que deixou Sousas após sete anos no comando das atividades eclesiásticas do distrito.
As expectativas do padre são as melhores possíveis: “Aqui são dois distritos, mas apenas uma Paróquia, aqui tem um povo acolhedor, é uma região que tem uma natureza privilegiada, que dá muita atenção às artes e à cultura, que tem muitas tradições”.
Segundo ele, a intenção é dar continuidade à linha de trabalho do Monsenhor Roberto e que ele pretende ficar por aqui tanto tempo quanto seu antecessor: “Espero ser tão carismático quanto ele”.
Sônia Maria Mian de Almeida, voluntária da Igreja Sant´Ana, está ansiosa por novidades com o novo padre, mas é cautelosa: “O povo aqui é meio conservador, muita mudança pode chocar”. Ela também demonstrou entusiasmo com as missas do Pe. Paulo Roberto Emiliano: “Ele é muito carismático, pode aumentar o número de fiéis”.