30.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Padre Paulo se despede dos fieis

Data:

padre-paulo-emiliano-despedida-sousasA Arquidiocese de Campinas divulgou em nota oficial, um comunicado sobre a transferência de padres de várias paróquias, entre elas, a de Sousas. Alguns deles vão para outras cidades da região, como Sumaré, Jundiaí e Indaiatuba. De acordo com o documento  assinado por Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano, as mudanças foram feitas por  determinação da Arquidiocese, que estabelece um período de permanência do sacerdote de seis anos.

Em Sousas, o Padre Paulo Roberto Emiliano será substituído pelo Padre Marco Antonio Amstalden, que vem transferido da Paróquia de São Marcos. Padre Paulo está há seis anos a frente da Paróquia de Sant´Ana, e agora segue para Indaiatuba na Paróquia São Francisco de Assis. As transferências serão efetivadas até fevereiro de 2017.

Padre Paulo Roberto Emiliano é assessor da equipe arquidiocesana da Campanha da Fraternidade. Nascido em São José do Rio Pardo, 45 anos, formado em filosofia e teologia pela PUC-Campinas. Atuou na Sagrada Família de Indaiatuba e foi Padre titular na região Ouro Verde durante oito anos. O padre se despede na missa celebrada em 15 fevereiro.

 

O que mais marcou sua trajetória religiosa na paróquia, nestes últimos anos?

Foram bastante intensos, buscamos articular o conselho de cada bairro, dialogamos com diversos setores proporcionando participação da comunidade. Atuamos efetivamente no período das enchentes sempre com solidariedade. Também abrimos um canal de diálogo e articulação política para que fosse despertado nas pessoas o desejo de participação em assuntos tão relevantes para a nossa comunidade. Cedemos o salão paroquial da Igreja de Sant´Ana para debates de candidatos a vereadores moradores dos distritos, promovido pelo Jornal Local. Também trabalhamos fortemente os Conselhos Paroquiais, que permitiu que as ações fossem ampliadas. O Conselho Paroquial é uma representação das organizações das comunidades locais, e atua nas decisões importantes da paróquia. A Pastoral acaba abrangendo o social, com a entrega de cestas básica. O Conselho trabalhou executando inclusive as reformas da matriz e da Capela São Sebastião, a qual ainda está em campanha de arrecadação de recursos para finalização das obras, além da conservação dos prédios religiosos.

 

Qual o número de fieis que frequentam Igreja de Sant´Ana hoje?

A participação é bastante significativa, as missas estão sempre lotadas, a adesão dos católicos de Sousas é muito abrangente. Temos mil e quinhentos dizimistas ajudando em que tudo que é necessário. Na doação do dizimo, nós orientamos os fieis para doar de acordo com o que ela pode contribuir, não exigimos o percentual bíblico de 10%. Toda arrecadação é revertida para a comunidade local através de ações sociais.

 

E sobre a Festa de Sant´Ana, há possibilidade de mudança de local?

O que marcou a Festa de Sant´Ana do ano passado foi o grande apoio do comércio local e o público que prestigiou os três dias de festa. O espaço ficou pequeno para tanta gente, mas os organizadores não cogitam transferir para outro lugar, pois pode perder a característica religiosa se sair da Praça Beira Rio.  As festas religiosas são temáticas e determinadas pelo CNBB. O objetivo é o diálogo com a sociedade, doutrinar através do evangelho nos grupos pastorais. Em Sousas encontrei harmonia entre esses grupos trabalhando em diversas frentes.

 

Em sua pregação nas missas, o senhor sempre faz referência a temas do cotidiano?

A linha da Igreja Católica no Brasil segue a orientação do Papa Francisco, que é exemplo para o mundo inteiro, em serviço e identidade. A igreja é chamada ao diálogo com a realidade social e moral, é plurirreligiosa com identidade de ajudar socialmente e continuar as causas do bem. Nas enchentes os fieis da paróquia de Sant´Ama se mostraram dispostos na  arrecadação de alimentos para as vitimas atingidas pelas enchentes.

 

Além de padre também é cantor, como nasceu esse dom na carreira religiosa?

Sou um padre que gosta de cantar, minha musicalidade nunca foi tão intensa, mas aprofundei no seminário e fiz aulas particulares de canto. A música se torna um instrumento de evangelização. A música dentro da liturgia é quando a voz se cala e entra o mistério de Deus. A boa música ajuda a fazer com que as pessoas entrem em sintonia com Deus, uma forma melhor de atingir as pessoas.

Como a Igreja vê a família?

A igreja acredita na família apesar de tantas diferenças acerca do assunto. A família é o primeiro local onde aprendemos a ser humano, é o local que se perdoa, e se aprende a lidar uns com os outros, e sentir que precisamos uns dos outros. A família é o local onde temos contato com outras realidades.

 

Como o senhor encara a manifestação de outras religiões?

Acredito que a realidade plurirreligiosa é muito grande e não queremos competir. A Igreja, hoje mais do que antes,  reafirma o trabalho pastoral e  ajuda sempre as causas do bem, que proporcione melhor qualidade de vida para os moradores dos distritos. O avanço da pluralidade é acertar cada vez mais e não perder a identidade da Igreja Católica, mas o que une a todos nós é a figura de Jesus. Nós temos as manifestações das festas de nossos Santos e respeitamos todas outras manifestações religiosas. Em Sousas nunca tive problemas com outras igrejas e já participei de eventos ecumênicos no Cândido Ferreira.

 

Como o senhor vê a Igreja católica dos dias atuais? Acha necessário renovar a linha de trabalho de evangelização? Precisa mudar alguma coisa?

O papa é exemplo desta renovação, pois mantém a identidade católica, mas em relação a temas como o uso da camisinha, por exemplo, não somos contra, e sim, somos contra a banalização do sexo. O papa tem sido a grande inspiração para que a Igreja não deixe de ser servidora.

 

Como o senhor define “felicidade”?

Felicidade é uma conquista, e somos convidados a fazer quando se conhece a si mesmo e a Deus. Felicidade é quando a gente pensa nas pessoas que estão ao nosso redor, se encontra naquilo que faz, é feliz. É fazer aquilo que te faz feliz.

 

Qual sua mensagem para os fieis?

Agradeço a atenção, o carinho e respeito dos fieis paroquianos e moradores de Sousas. Agradeço a participação das comunidades pastorais nos eventos da paroquia, da festa de Sant´Ana. Minha mensagem é para que não se perca isso: os dois distritos e uma só paróquia. Sousas precisa ser vista não só como cidade turística e gastronômica, mas com respeito, com as  pessoas que moram aqui. Temos sérios problemas que precisam ser continuados e tratados. Espero que a paróquia contribua para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos da região. Não digo adeus, e sim até logo, pois a gente vai continuar vinculado pela amizade e pela fé.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Entorno do Terminal BRT Santa Lúcia recebe novos semáforos e travessias de pedestres

Equipamentos entram em operação na sexta-feira, 20 de setembro,...

Transporte Público: linha 240 será reforçada e terá novos horários, a partir de quinta, 19/09

A linha 240 (Jardim Garcia/Shopping Dom Pedro) terá reforço na frota e novos...

CPAT faz seleção para 180 vagas de emprego em novos restaurantes nesta terça, 17

O Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas...

Mais um dia de combate ao fogo em Sousas e Joaquim Egídio pelos Bombeiros

A Prefeitura de Campinas apoiou o Corpo de Bombeiros...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363