O vereador Pedro Serafim Júnior é o novo presidente da Câmara Municipal de Campinas. Serafim é líder da bancada do PDT, partido do prefeito Hélio de Oliveira Santos, e sua eleição foi articulada pelo chefe do executivo.
Nos bastidores, dizem que o presidente eleito da Câmara não era a preferência de Hélio, mas que para evitar uma presidência de Tadeu Marcos (PTB), irmão de Jonas Donizette (PSB) rival ferrenho do prefeito, ou de Dario Saadi (DEM), também da oposição, o líder do executivo foi com a bancada do partido e apoiou Serafim.
Pedro Serafim Júnior é campineiro e médico há 25 anos. Também é formado em direito e está no seu 4º mandato consecutivo. Já foi primeiro vice-presidente da Câmara, duas vezes secretário da Mesa Diretora e três vezes presidente da comissão de constituição, legalidade e redação.
A eleição
O período pré-eleitoral iniciou com três candidaturas: Dario Saadi (DEM), Tadeu Marcos (PTB) e Pedro Serafim Jr. (PDT). Conforme as articulações foram acontecendo, os adversários retiraram a candidatura, já prevendo a derrota.
Todos os 33 vereadores estiveram presentes na votação e Pedro Serafim Júnior foi eleito com 30 votos. A bancada do PSDB votou em branco. O partido afirma que terá uma posição oposicionista mais rígida, tanto ao executivo, quanto ao legislativo. O líder da bancada tucana, Biléo Soares, era cotado para assumir uma das vice-presidências da casa. X anularam e X faltaram à votação.
Nova Mesa Diretora:
Thiago Ferrari (PMDB) – 1º vice
Josias Lech (PT) – 2º vice
Professor Alberto (DEM) – 1º secretário
Paulo Oya (PDT) – 2º secretário
Luiz Henrique Cirilo (PPS) – 3º secretário
Rafa Zimbaldi (PP) – 4º secretário
Élcio Batista (PSB) – Corregedor
Jorge Schneider (PTB) – Corregedor substituto