Pedro Serafim Junior foi empossado na manhã de sexta-feira, dia 21 de outubro, como prefeito de Campinas, em cerimônia na Sala Azul, no 4º andar da Prefeitura. Serafim assume em virtude do impedimento de Demétrio Vilagra, que foi afastado pela Câmara Municipal pelo período de 90 dias, para conclusão dos trabalhos da Comissão Processante, conforme estabelece o Decreto Legislativo nº 3369, de 19 de outubro de 2011.
“Obedecendo à Constituição, estou aqui para cumprir este afastamento temporário”, declarou Serafim no discurso de posse. Ele disse que vai acatar a decisão da Justiça caso o afastamento de Demétrio seja julgado irregular pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ).
O prefeito pediu também a colaboração de todos os servidores para continuar trabalhando pela cidade de Campinas. “Vamos resgatar a Campinas da qual temos orgulho”, ressaltou Serafim. Ele pretende, nós próximos dias, avaliar a situação da Prefeitura.
Antes da posse como prefeito, Serafim transferiu a Presidência da Câmara Municipal para o vereador Thiago Ferrari em cerimônia no Legislativo.
Pedro Serafim Junior é médico, foi eleito vereador por quatro mandatos e desde 2009 era presidente da Câmara Municipal de Campinas.