Levantamento aponta vantagem isolada do presidente em simulações de segundo turno, após guinada do governador paulista ao extremismo
Por Sandra Venancio
Uma nova pesquisa CNT/MDA, divulgada nesta segunda-feira (8), indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria qualquer adversário na corrida eleitoral de 2026. O levantamento simulou seis cenários de segundo turno, e o petista apareceu em primeiro lugar isolado em todos eles.
>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp
O estudo revela que Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo e candidato bolsonarista, perdeu tração após a recente guinada ao extremismo. Nos últimos dias, Tarcísio passou a defender abertamente a anistia aos participantes da tentativa de golpe de 2023 e proferiu ataques diretos ao Supremo Tribunal Federal (STF), chamando o ministro Alexandre de Moraes de “tirano”.
Analistas políticos de diferentes espectros já vinham alertando que esse comportamento ultrarradicalizado poderia afetar as intenções de voto do governador, que até então era visto como principal candidato da extrema direita e preferido de setores econômicos conservadores.
A pesquisa CNT/MDA ouviu 2.002 pessoas presencialmente entre os dias 3 e 6 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.




