20.9 C
Campinas
quinta-feira, setembro 19, 2024

Pesquisa mostra confiança e otimismo na economia sob comando de Lula

Data:

Os consumidores brasileiros de renda mais baixos são os que mais acreditam na melhoria da economia brasileira sob o comando do presidente Lula.

O otimismo dessa faixa da população foi o que mais contribuiu para uma alta de 1,9%, no mês de abril, do índice Confiança do Consumidor (ICC) medido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/Ibre).

Divulgado nesta quarta-feira (24) , o ICC registrou a segunda alta consecutiva, chegando a 93,2 pontos, mesmo nível de dezembro de 2023.

O quesito que compõe o ICC que mede a expectativa para os próximos meses das famílias de renda mais baixa obteve o índice mais alto entre todas as faixas de renda. O avanço foi de 5,4 pontos, passando para 106,2 pontos, o maior nível desde agosto de 2023 (107,5 pontos).

“Entre as faixas de renda, a alta da confiança ocorreu nas faixas mais baixas, com maior magnitude na faixa 1 (renda de até R$ 2.100,00)”, publicou o site Infomoney.

Os dados comprovam que o conjunto de políticas do governo Lula alterou positivamente a vida de grande parte da população e reaqueceu a economia, o que beneficia a todos.

Programas como o Desenrola , Minha Casa Minha Vida e Bolsa Família; o aumento real do salário mínimo, investimentos recorde de mais de R$ 125 bilhões de mais de 10 montadoras, aumento da renda familiar , queda do desemprego, desoneração de itens da cesta básica e tantas outras iniciativas do governo federal performam um conjunto vigoroso de ações que habilitaram o Brasil a ocupar o posto de 8ª economia do mundo .

“A melhora da confiança no mês foi influenciada, principalmente, pelas expectativas para os próximos meses, enquanto a percepção sobre a situação atual ficou praticamente constante entre março e abril”, avaliou Anna Carolina Gouveia, economista da FGV IBRE, em matéria da Agência Reuters . O Índice de Expectativas (IE) avançou 3,1 pontos, para 102,2 pontos, no maior nível desde dezembro de 2023.

Na média móvel trimestral, o índice geral avançou 0,8 ponto e a percepção sobre a situação atual ficou praticamente estável entre os meses de março e abril. Também houve avanço no indicador que mede as perspectivas sobre a situação futura da economia, que subiu 2,4 pontos, para 113,0 pontos, e no ímpeto de compras de bens, que apresentou alta de 1,3 ponto, para 87, 1 ponto. A avaliação sobre a economia local subiu pelo segundo mês consecutivo, agora em 0,5 ponto, para 92,3 pontos.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Lula e Eduardo Leite firmam compromisso até 2026 para reconstrução do RS

Na última terça-feira (17), o presidente Luiz Inácio Lula...

Crescimento de empregos formais em 2023 foi puxado por pessoas acima de 40 anos

A Rais (Relação Anual de Informações Sociais) de 2023...

Lula celebra retorno do manto sagrado Tupinambá ao Brasil

O presidente Lula participou nesta quinta-feira (12) de uma cerimônia especial...

Lula exalta cobertura vacinal e agradece profissionais “que carregam o SUS nas costas”

Eu queria agradecer a todos vocês por terem nascido,...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363