Não há previsão para normalizar o serviço de emissão de passaportes, segundo a Policia Federal. A PF comunicou em nota, que ‘está trabalhando ininterruptamente para solucionar com a urgência necessária a instabilidade do sistema de agendamento e emissão de passaportes’. A falha surgiu durante a migração de sistemas para novos equipamentos, que, segundo a PF, tem como objetivo a modernização do parque tecnológico.
‘Todas as unidades foram orientadas a não interromperem o atendimento ao público, fazendo a conferência e coleta de dados dos requerentes em um módulo manual e a emitir passaportes de emergência, nos casos que se aplicarem a regra. A entrega dos passaportes será feita em casos de situações emergenciais e viagens iminentes comprovadas’.
O atendimento pessoal nas unidades da Polícia Federal continua a ser feito, porém com a coleta dos dados do requerente realizada de forma manual, o que gera atrasos. A PF informa que está dando prioridade de atendimento para casos de emergência, como viagens com embarque agendado para breve.