Suspeita de 34 anos foi levada para Campinas; investigação começou após apreensão de 16 quilos de maconha em Jaú, em 2024
Por Sandra Venancio – Foto Reprodução Policia Federal
A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta terça-feira (26), a Operação Via Andina, que apura a atuação de uma organização criminosa envolvida no tráfico internacional de drogas. Uma mulher de 34 anos foi presa em Itatiba e encaminhada à sede da PF em Campinas. Após audiência de custódia, ela será transferida ao sistema prisional e ficará à disposição da Justiça Federal.
>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp
Além da prisão, foram executados dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Federal de Campinas, em imóveis localizados em Indaiatuba e Itatiba.
As investigações tiveram início em janeiro de 2024, quando três pessoas foram presas em Jaú transportando 16 quilos de maconha escondidos em bagagens. A droga havia saído da Bolívia e tinha como destino a cidade de Americana.
De acordo com a PF, a mulher detida e os demais investigados responderão por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e falsidade documental — crimes que, somados, podem ultrapassar 31 anos de prisão.
O nome da operação faz referência à rota utilizada pelo grupo criminoso para a entrada da droga no Brasil, que seguia até o interior paulista.




