A Polícia Militar do Estado de São Paulo auxilia a população da cidade turística de São Luiz de Paraitinga – distante 171 quilômetros da Capital, atin gida pelas chuvas, neste início de ano, que alagou a cidade deixando cerca de 5 mil pessoas desabrigadas. Todos os quartéis da PM estão recebendo doações de alimentos não perecíveis, água, roupas, leite de caixinha e colchões para serem entregues às famílias prejudicadas. Até as 17 horas de domingo (03), 520 pessoas haviam sido socorridas pelo Corpo de Bombeiros.
O trabalho continua com o efetivo de 58 homens do Corpo de Bombeiros, quatro aeronaves, sendo duas da Polícia Militar e duas do Exercito Brasileiro, 15 viaturas, 11 embarcações, além de equipes do Comando de Policiamento Ambiental, Comando de Policiamento Rodoviário e Comando do Policiamento do Interior – 1, formada por 80 policiais militares. Um sistema de comando de operações em emergência foi acionado, sendo montado um Posto de Comando para centralizar as informações e facilitar o socorro às vítimas.
Resgates aéreos
As duas aeronaves da Polícia Militar chegaram às áreas afetadas no dia 02 de janeiro. No total, sobrevoaram 20 horas – nos dia 02 e 03 de janeiro – resgatando 67 pessoas, sendo 54 em São Luiz de Paraitinga e 13 no município de Cunha. As vítimas foram levadas às regiões seguras, na estrada de acessos à rodovia, onde está montado o Posto de comando. Além disso, os helicópteros estão transportando medicamentos, cestas básicas, água e alimentos não perecíveis às áreas atingidas.
Neste momento, as atuações consistem basicamente em retirar pessoas ilhadas e avaliar as condições de diversas construções, com possíveis riscos de desmoronamento. A Polícia Militar une esforços no sentido de normalizar a ordem pública. Até as 17 horas de domingo (03), 520 pessoas foram socorridas e levadas a locais seguros.
Segundo o capitão José Eduardo Stanelis, não há previsão para o término do trabalho do Corpo de Bombeiros. “As atuações devem continuar até que a situação esteja controlada”.
Como ajudar
Todos os Quartéis da Polícia Mili tar são postos de arrecadação de doação de alimentos não perecíveis, água, roupas, leite de caixinha e colchões para serem distribuídos às famílias afetadas. Quem quiser ajudar, poderá levar doações até o Quartel mais próximo de sua residência.




