33.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Polícia Militar orienta sobre segurança no San Conrado

Data:

Capitão conversa com moradores do loteamento San Conrado
Capitão conversa com moradores do loteamento San Conrado

O Loteamento Caminhos de San Conrado recebeu no dia 9, o Capitão Márcio Massarente do 12º Batalhão para palestra do Programa Vizinhança Solidária. Implantado desde outubro do ano passado, o Vizinhança Solidária saiu da teoria e foi para a prática, e já obtém excelentes resultados na prevenção de roubos e furtos. Hoje, faz parte do programa mais de 400 moradores residentes no loteamento.

A intenção das autoridades policiais e dos moradores é reforçar a segurança no maior condomínio de Campinas, além de orientar em situações de perigo. Para aderir ao programa, o proponente passa por sistema criterioso de avaliação, além de seus antecedentes criminais checados pela Polícia Militar, e por fim, apresentam comprovante de endereço. Somente após esse processo, o morador é incluído no grupo de WhatsApp, e pode participar das comunicações recebendo informações dos tutores em situações de alerta e perigo nas quatro zonas identificadas nas cores amarelo, vermelho, verde e azul.

Para o Capitão Massarente, a segurança envolve planejamento e informação. “O morador precisa se envolver e discutir a questão de segurança junto com as polícias. Precisamos criar a cultura de ajudar com informação. Nas operações policiais precisamos das características do bandido, como cor da roupa, placa de veiculo, tipo de cabelo, cor da pele, tatuagem, cicatriz, cor dos olhos”, afirma.

Massarente orienta a não reagir à surpresa do assalto. “O motorista hoje dirige olhando o whatsApp, ouvindo música, e não fica atento a atividades suspeitas em seu entorno. Outro exemplo, quando o morador ver um veiculo com quatro pessoas e achar estranho, ou porque nunca viu a pessoa no bairro, deve colocar a informação no grupo do whatsApp. Se o vizinho estiver chegando em casa e recebe essa informação, dá volta e não estaciona. É preciso rapidez nas informações e acionar imediatamente o 190”, afirmou o Capitão.

Segundo ele, a taxa de homicídio em Campinas vem caindo nos últimos 10 anos, mas os roubos vêm aumentando. “É preciso tomar cuidado com a ‘saidinha’ de banco, andarilho nas ruas e praças, terrenos com mato alto. A comunidade precisa trazer os problemas dos bairros levar nas reuniões do CONSEG e cobrar ações.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Entorno do Terminal BRT Santa Lúcia recebe novos semáforos e travessias de pedestres

Equipamentos entram em operação na sexta-feira, 20 de setembro,...

Transporte Público: linha 240 será reforçada e terá novos horários, a partir de quinta, 19/09

A linha 240 (Jardim Garcia/Shopping Dom Pedro) terá reforço na frota e novos...

CPAT faz seleção para 180 vagas de emprego em novos restaurantes nesta terça, 17

O Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas...

Mais um dia de combate ao fogo em Sousas e Joaquim Egídio pelos Bombeiros

A Prefeitura de Campinas apoiou o Corpo de Bombeiros...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363