19.9 C
Campinas
sexta-feira, novembro 22, 2024

Prefeito de Barretos sanciona lei que institui o Exame Municipal do Ensino Fundamental para avaliação de desempenho escolar

Data:

A lei municipal teve por origem o projeto de lei n.º 139/09, de autoria do vereador Paulo Correa

 

O prefeito da cidade de Barretos, Emanoel Carvalho, sancionou a Lei N.º 4.286/10, que institui o Exame Municipal do Ensino Fundamental (EMEF) para avaliação de desempenho escolar no âmbito da Rede Municipal de Ensino. A lei municipal teve por origem o projeto de lei n.º 139/09, de autoria do vereador Paulo Correa. Segundo o autor do projeto, o EMEF servirá de base para orientar e sugerir mudanças na grade curricular das instituições de ensino, inclusive estimulando os alunos a participar com fervor de todo o processo.

 

Paulo Correa acredita que a avaliação será uma excelente oportunidade de demonstrar o nível de alfabetização, a qualidade de ensino da escola, e assim detectar problemas a serem solucionados, na maioria das vezes de forma rápida e precisa. “Estamos buscando uma escola pública de boa qualidade, porque entendemos que a educação é a ferramenta para uma mudança na sociedade. Além disso, essa medida possibilitará o acompanhamento do desenvolvimento da educação no Município de Barretos”, salientou.

De acordo com o vereador, a realização do EMEF para avaliação de desempenho escolar objetiva fornecer subsídios para a correção e/ou implementações das políticas educacionais; fornecer à escola e à sociedade informações sobre o desempenho qualitativo da Rede Municipal de Ensino; identificar fatores externos e internos às escolas, os quais influenciam a aprendizagem dos alunos, além de construir os indicadores relativos à aprendizagem dos alunos e orientar os programas a serem desenvolvidos a fim de melhorarem as ações educacionais.

O EMEF consistirá de testes, referentes à escrita e a matemática, para os alunos do Ensino Fundamental, e deverá estar pautado em diretrizes e leis específicas da Educação, que serão de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação.

Portanto, o Exame será realizado semestralmente de forma censitária, e não poderá ser utilizado como critério de aprovação e/ou reprovação de aluno, nem para estabelecer vantagens a fim de promoção e matrícula dos alunos à séria subsequente.

A lei estabelece que ao final de cada EMEF deverão ser expedidos ao Chefe do Executivo para análise e conhecimento, relatório final e estudos visando melhorar os desempenhos futuros dos alunos, bem como deverá ser encaminhada ao Poder Legislativo cópia do relatório final após a conclusão de cada EMEF.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Saúde entrega para unidades básicas vacina contra Covid-19

A Secretaria de Saúde de Campinas iniciou nesta quarta-feira,...

Bem-Estar Animal realiza 2ª feira de adoção de cães e gatos na Lagoa do Taquaral

Evento ocorre no próximo domingo, 23, no portão 1...

Três linhas de ônibus terão trajetos alterados a partir de segunda, 27

Os usuários do transporte público coletivo que utilizam as...

MPSP obtém liminar para que Campinas elabore planos de manejo para três unidades de conservação

No dia 14 de novembro, a Promotoria de Justiça...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363