O prefeito de Campinas, Dário Saadi, foi diplomado pela Justiça Eleitoral nesta quinta-feira, 19 de dezembro, com o compromisso de trabalhar cada vez mais para tornar Campinas uma cidade de oportunidades e de inclusão. O vice-prefeito Wanderley de Almeida e os 33 vereadores da Câmara Municipal também receberam os diplomas, sendo habilitados para exercer seus mandatos no quadriênio 2025-2028. A cerimônia foi presidida pelo juiz Luiz Antônio Alves Torrano, titular da 33ª Zona Eleitoral do Estado de São Paulo.
A diplomação é uma ação da Justiça Eleitoral que garante quem são, de fato, os eleitos, eleitas e suplentes nos cargos. Isso ocorre por meio da entrega do diploma da Justiça Eleitoral. A responsabilidade pela diplomação é da junta eleitoral. O diploma é um documento que traz informações como nome do eleito ou eleita, legenda, cargo ou classificação como suplente.
Para o juiz Luiz Antônio Alves Torrano, titular da 33ª Zona Eleitoral do Estado de São Paulo, a diplomação, além de ser um momento de celebração para os eleitos, eleitas e suas famílias, “é uma festa da democracia”. Ele ressaltou que os parabéns são para todos os que venceram as eleições e também para os que tentaram e não conseguiram se reeleger, uma vez que sem a concorrência não poderia haver eleições. O juiz Torrano finalizou com um agradecimento aos funcionários da Justiça Eleitoral e “a todos que de uma maneira ou de outra participaram das eleições de 6 de outubro”.
De acordo com o prefeito Dário Saadi, o ato de diplomação é importante porque valida o processo eleitoral. Ele destacou que a democracia vive de regras e de respeito à legislação eleitoral e também agradeceu, em nome do juiz Torrano, o trabalho realizado pelas equipes da Justiça Eleitoral. Ele fez questão de demonstrar sua gratidão pelos votos e reafirmar “o compromisso público de trabalhar para que Campinas seja cada vez mais uma cidade de oportunidades, de inclusão social e motivo de orgulho para cada pessoa que mora aqui”.
Dário Saadi também deixou seu recado para os vereadores diplomados: “Desejo que a Câmara tenha um mandato de muito sucesso. Todos nós passamos pelo crivo da população e sobre nós recai uma responsabilidade maior de trabalhar, discutir e buscar soluções para os problemas dessa cidade que a gente tanto ama”.
Pelo próximo mandato, ao lado do prefeito Dário, estará o vice-prefeito Wanderley de Almeida, que também expressou sua gratidão “a Deus, à família e aos moradores de Campinas”. “A população reconheceu nosso trabalho na primeira gestão e nos deu a honra de continuar conduzindo a cidade por mais quatro anos. Só tenho que agradecer”, declarou.
Durante a cerimônia, o presidente da Câmara, Luiz Rossini, também aproveitou para reforçar que o processo eleitoral em Campinas ocorreu dentro da normalidade e demonstrando a capacidade de organização, logística e apuração do Tribunal. “Nosso sistema eleitoral é seguro, confiável e quando feito dentro das regras expressa sim a vontade e o desejo da população, mostrando que a democracia brasileira, e aqui também em Campinas, está fortalecida”, disse.
Também participaram da mesa do evento, a promotora eleitoral da 33ª Zona Eleitoral, Verônica Silva de Oliveira; a desembargadora Ana Paula Lockman, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região; Paulo César da Silva Braga, da OAB Campinas; o deputado Paulo Freire; a vereadora mais votada em Campinas, Mariana Conti; e o presidente da Câmara Municipal, Luiz Rossini.