Novo espaço para o CPAT e apoio para as atividades do aniversário de 250 anos foram pautas do encontro
O prefeito em exercício de Campinas, Wanderley de Almeida, recebeu nesta sexta-feira, 23 de fevereiro, o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, em cerimônia na Sala Azul da Prefeitura de Campinas. O ministro recebeu demandas da administração municipal. Uma delas foi uma parceria para tornar possível a mudança do Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas (CPAT) para um novo espaço, um prédio que pertence ao INSS na avenida Campos Sales, próximo ao local atual.
O ministro avalia implantar no prédio uma unidade descentralizada do Ministério do Empreendedorismo para que possa ser feita a cessão de uso para a Prefeitura. Além da intermediação entre empregadores e trabalhadores que buscam emprego, o CPAT também conta com a Casa do Empreendedor que oferece toda a assistência para quem já é ou quer ser um microempreendedor individual (MEI).
Wanderley de Almeida afirmou que mesmo com todos os investimentos em andamento é importante contar com a parceria do Governo Federal e com o apoio do ministério. “Esse ano estamos investindo R$ 1 bilhão em obras importantes, temos um calendário audacioso com novas ações diariamente até o dia 14 de julho, data do aniversário, mas precisamos dessa parceria com o Governo Federal e tenho certeza que o ministro vai voltar sempre aqui trazendo boas notícias”, afirmou o prefeito em exercício.
A referência de Campinas no empreendedorismo foi destacada pelo ministro ressaltando os números dos pequenos negócios na cidade, que conta hoje com cerca de 116 mil MEIs e mais de 100 mil pequenas empresas.
França afirmou que para o empreendedor não é suficiente apenas ter vocação, ele precisa de força política. “Um espaço para ajudar o empreendedor é fundamental. Nos comprometemos a contribuir nesta mudança do espaço do CPAT para que o empreendedor tenha esse apoio. Temos que trazer as pessoas que estão na informalidade, que hoje no Brasil são 20 milhões, para o empreendedorismo. Essa vontade empreendedora tem tudo a ver com Campinas”, explicou.
O secretário de Trabalho e Renda, Artur Orsi, explicou que a Casa do Empreendedor atendeu em 2023 mais de sete mil pessoas e o objetivo agora é ampliar essa capacidade “a mudança do local dos serviços, além de revitalizar o prédio em uma área de fácil acesso, que fica bem perto do CPAT, vai possibilitar atender a toda essa demanda de abertura e consultoria para as MEIs”, destacou.
O deputado federal Jonas Donizette declarou na reunião que está se empenhando para buscar apoio do Governo Federal nos assuntos relacionados ao empreendedorismo “é uma área muito importante para o Brasil. Os empreendedores não se acomodam, buscam caminhos e precisam de pessoas que olhem por elas nesta caminhada”, afirmou o deputado.
Aniversário 250 anos
Outro assunto do encontro foi o aniversário dos 250 anos da cidade que terá entre seus principais eventos a realização do Campinas Innovation Week que vai reunir o que há de mais atual em tecnologia, inovação, empreendedorismo e desenvolvimento sustentável com palestras, rodadas de negócio, workshops, gastronomia, além de shows nacionais e internacionais. O ministro confirmou presença e se comprometeu a oferecer apoio institucional para as atividades.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, apresentou ao ministro vídeos que mostram os diferenciais de Campinas e entregou a ele uma lembrança. A secretária afirmou que a Campinas Innovation Week vai conectar os empreendedores com todas as novidades do mundo dos negócios “vamos ter muitas atividades ligadas à inovação no Pátio Ferroviário, que está revitalizado. Esse evento será um ícone para celebrar os 250 anos de Campinas”, afirmou.
Também participaram do encontro com ministro os secretários de Justiça, Peter Panutto; de Urbanismo, Carolina Baracat; de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira; de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Coluccini;