O prefeito Dario Saadi (Republicanos) esteve na manhã de domingo (20), para fazer a entrega nova rota cicloviária, de 3,51 km, ligando os distritos de Sousas e Joaquim Egídio. Com isso, Campinas ultrapassa os 100 km (101,38 km) de rotas exclusivas para bicicletas. Para a inauguração do novo espaço, foi realizado passeio ciclístico, com cerca de 200 pessoas, que saiu do Parque Ecológico “Monsenhor Emílio José Salim” e chegou até a praça “Lions Club”, em Sousas. Num percurso de quase 8 km. Os eventos também celebraram o Dia Nacional do Ciclista, comemorado em 19 de agosto.
Na praça Lions Clube ocorreu a cerimônia de entrega da nova rota cicloviária. Além do prefeito Dário, também participaram o presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Vinicius Riverete; o secretário de Transportes, Fernado de Caires; o secretário Chefe do Gabinete do Prefeito, Aderval Fernandes; o subprefeito de Sousas, Pedro Carlos de Oliveira Neto; os vereadores Paulo Haddad e Rodrigo Almeida (Farmadic); diversos grupos de cicloativistas; e participantes do passeio.
“Esse marco de 101 km é importante para Campinas. Nós temos avançado muito, e esse compromisso continua, de implantar ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, aqui no nosso município”, destacou o prefeito Dário.

O presidente da Emdec também destacou os 100 km. “É uma marca importante. E eu agradeço aos ciclistas, cicloativistas, que participaram desse projeto; e de todos os outros que estamos desenvolvendo, para integrar as ciclovias com o transporte público. Campinas, de 1989 a 2020, recebeu 67 km de ciclovias. Em dois anos e oito meses da gestão do prefeito Dário Saadi, já são mais de 33 km entregues”, disse Riverete.
Ciclovia Vila Santana / Belmonte
A nova rota cicloviária de Campinas liga os distritos de Sousas e Joaquim Egídio. Ela começa na Vila Santana (Sousas), na avenida Júlia Conceição Alves. Segue pelas vias Anésio Lafayette Raizer, Dr. Antônio Carlos Couto Barros, Artur Teixeira de Camargo, Antônio Prado e Jacinto Martinelli.
A partir desse trecho, a rota cicloviária é por estrada de terra, em ambiente bem arborizado, com muita sombra e bucólico. O percurso termina na estrada Sousas / Joaquim Egídio, no Jardim Belmonte.
A obra foi realizada pela Emdec e teve investimento de mais de R$ 855 mil.