A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, anunciou naquarta-feira, 1º de fevereiro, a adoção de medidas para regularizar o acesso aos medicamentos na rede básica de saúde. O objetivo é restabelecer o abastecimento de aproximadamente 70% dos itens em no máximo três semanas e buscar a normalização da assistência até o final de março.
A Secretaria de Saúde disponibiliza à população, em todas as unidades de saúde, 168 medicamentos e atua com planejamento para que não ocorra desabastecimento. No entanto, pelo atraso no pagamento aos fornecedores, por fracasso nas licitações e por problemas de produção, 24 itens, ou seja 14,28% estão em falta atualmente.
O conjunto de medidas anunciado nesta quarta-feira inclui a meta de pagar em dia todas as aquisições de 2012 e a negociação com fornecedores para quitar os débitos relativos ao ano passado.
“Estamos empenhados ao máximo para normalizar o abastecimento da rede em relação aos medicamentos e materiais e garantir o atendimento por parte das equipes e o acesso integral à população”, disse o secretário de Saúde Fernando Brandão em coletiva na manhã desta quarta-feira.
O secretário informou, ainda, que reuniu técnicos responsáveis pelas áreas e iniciou esforço para garantir o restabelecimento de serviços como limpeza, alimentação e manutenção predial, que ainda estão comprometidos. Também agradeceu o empenho dos servidores neste momento de dificuldades e previu um cenário melhor para as próximas semanas.
Fernando Brandão disse que a maior preocupação é em relação aos anti-hipertensivos e informou que a população pode, neste momento, buscar este tipo de medicamento nas duas unidades da Farmácia Popular, que fazem distribuição gratuita dos itens para hipertensão e diabetes. Segundo ele, esta medicação também pode ser adquirida gratuitamente nas drogarias conveniadas ao programa “Aqui tem Farmácia Popular”.
Medicamentos em falta:
Carbamazepina 2% solução oral
Clonazepan 0,5 mg comp.
Clonazepan 2 mg comp. (tem na Farmácia Popular)
Fluoxetina 20 mg comp. (tem na Farmácia Popular)
Periciazina 4% sol. oral (chegou nesta quarta-feira no almoxarifado)
Sertralina 50 mg comp.
Amoxacilina 250 mg/5 ml susp oral (tem na Farmácia Popular)
Beclometasona 200 mcg cápsula c/ pó inalação + inalador (tem na Farmácia Popular) (tem no Aqui tem Farmácia Popular, para aquisição a preços reduzidos)
Beclometasona 400 mcg cápsula c/ pó inalação + inalador
Carbonato de cálcio 1250 mg equivalente a 500 mg de CA++
Carvedilol 25 mg – cx c/30 CPR (Cardilol)
Carvedilol 6,25 mg
Cefalexina sol. oral 250 mg/5 ml (tem na Farmácia Popular)
Ciprofloxacina 500 mg comp. (tem na Farmácia Popular)
Dexametasona 0,1% creme (tem na Farmácia Popular)
Diclofenaco sódico 50 mg comp.
Estrogenos conjugados 0,625 mg Comp.
Hidroxido de alumínio suspensão 0,0619
Losartan 50 mg (tem na Farmácia Popular) (tem no Aqui tem Farmácia Popular gratuito)
Metoclopramida 10 mg comp. (tem na Farmácia Popular)
Penicilina G. Benzatina 600.000 UI sol in
Sinvastatina 10 mg CPR (tem no Aqui tem Farmácia Popular)
Sinvastatina 20 mg CPR (tem na Farmácia Popular) (tem no Aqui tem Farmácia Popular)
Tinidazol 500 mg comp.




